Sesapi prepara ações de combate à sífilis em todo o estado

O Piauí já registrou até o dia 13 de Outubro, 479 casos da doença em Gestantes e 285 casos de Sífilis Congênita

Sesapi prepara ações de combate à sífilis em todo o estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis prepara ações para reforçar a importância do enfrentamento e dos cuidados com a sífilis para toda a população. O terceiro sábado do mês de outubro foi designado como o dia Nacional de Combate à Sífilis, mas ações da Sesapi voltadas para o enfrentamento à doença deverão acontecer durante todo o mês, reforçando a importância do diagnóstico e tratamento adequado.

Segundo os boletins epidemiológicos sobre sífilis da Sesapi, o estado já registrou até o dia 13 de outubro, 479 casos da doença em Gestantes e 285 casos de Sífilis Congênita. Ainda segundo o boletim as cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos, Campo Maior, Barras, Altos, Esperantina, Bom Jesus e José de Freitas são que tem o maior número de casos de Sífilis em gestantes, registrado de 2017 a 2021.

Já as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Altos, Luís Correia, Buriti dos Lopes, União, Miguel Alves e Água Branca são os dez municípios piauienses que mais registraram casos de Sífilis Congênita no período de 2017 a 2021.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Para Karinna Amorim, Coordenadora de IST´s da Sesapi, é essencial que a população esteja atenta para a questão do diagnóstico e tratamento da sífilis, além de manter as medidas preventivas constantemente. “Geralmente, é detectada uma única lesão no órgão genital. Não coça, não dói, não incomoda, mas vai evoluindo e a pessoa está infectada sem desenvolver nenhum sintoma e só será possível fazer o diagnóstico com a testagem”, afirma. O tratamento é fácil, simples e feito pelo SUS. A doença é prevenível, tratável e curável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES