Sesapi receberá doses de Vitamina A do Ministério da Saúde

Em nível estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já está contatando os gestores municipais, para o recebimento.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crianças de seis meses a cinco anos de idade vão receber a primeira dose do suplemento de Vitamina A em agosto deste ano, durante a campanha de vacinação contra a poliomielite. Em nível estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já está contatando os gestores municipais, através das Regionais de Saúde, para o recebimento das vacinas.

No Brasil, cerca de 20% das crianças nessa faixa etária sofrem com a falta da vitamina. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A é realizado pelo Ministério da Saúde, com apoio dos Estados, e busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de seis meses a cinco anos, e mulheres no pós - parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco. São consideradas áreas de risco a região Nordeste, o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e o Vale do Ribeira, em São Paulo.

No Piauí, o programa vem surtindo efeitos positivos por conta da cobertura alcançada através das ações desenvolvidas pela Sesapi e dos municípios. A meta e o percentual de cobertura do programa no ano de 2011, no Piauí, atingiram 35.075 crianças de seis a 11 meses, o que totaliza 92,38% deste público. Já as crianças de 12 a 59 meses, a 1ª dose totalizou 253.177, atingindo o percentual de 43,85%; a 2ª, foram 151.905 vacinas aplicadas, resultando em 25,50% do público. No caso das gestantes puérperas, no pós-parto imediato, foram vacinadas 18.271, 165,43%. Neste ano, a expectativa é de que os números se repitam ou sejam ultrapassados em pelo menos 5% de cada público-alvo.

Atualmente, a Assistência Farmacêutica estadual é o órgão da Sesapi responsável pelo recebimento dos suplementos de Vitamina A, diretamente do Ministério da Saúde, e a Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, posteriormente, envia a todos os 224 municípios, através das Coordenações Regionais de Saúde.

Para a nutricionista da Sesapi, Juzilene Lopes, o trabalho de distribuição das vacinas tem sido satisfatório por conta de uma parceria entre o Estado e os municípios. ?O programa de vacinação aqui no Estado sempre ocorre de forma satisfatória porque as Regionais trabalham em conjunto com a Sesapi e isso traz benefícios para as crianças e para as gestantes?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES