Sessão solene na Câmara Federal irá homenagear o Piauí

Sessão irá acontecer na próxima terça-feira (17)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Piauí será tema de sessão solene, nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, em Brasília. No evento será destacada a importância da participação do Piauí nas lutas pela independência do Brasil, episódios que ficaram de fora dos livros de História.

“Além disso, o Piauí poderá apresentar suas belezas, potencialidades, projetos e também as conquistas obtidas pelo povo piauiense”, disse o deputado Assis Carvalho, autor do pedido para realização da sessão. 

O governador Wellington Dias já confirmou presença na solenidade que acontece a partir das 9h e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e redes sociais. O início do evento para Brasília e estados que estão em horário de verão será às 10h.

Com esse evento, o Piauí é alvo de três sessões destinadas a destacar datas históricas (13 de março de 1823, 24 de janeiro de 1823 e 19 de outubro de 1822) em que ocorreram episódios que mostram a participação do estado na construção da independência do Brasil. 

A primeira solenidade aconteceu em março e tratou sobre a Batalha do Jenipapo. A segunda, em agosto, focou os 300 anos de Oeiras. A próxima homenageará o 195º aniversário da adesão do Piauí à independência do Brasil - Dia do Piauí. 

Dia do Piauí

O 19 de outubro, Dia do Piauí, é a primeira de quatro datas que marcam a participação do Piauí no processo de independência do Brasil. Foi no dia 19 de outubro de 1822 (um mês após o grito do Ipiranga de 7 de setembro) que a Câmara Municipal de Parnaíba fez a aclamação da Independência. No dia 22 de janeiro do ano seguinte, as tropas de independentes declararam a emancipação brasileira em Piracuruca. E, em seguida, enfrentaram as tropas de Portugal na Lagoa do Jacaré. 

Já em 24 de janeiro de 1823, houve a adesão formal do governo da província do Piauí ao governo proclamado do Império em 7 de setembro. E em 13 de março de 1823, ocorreu o episódio sangrento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, onde camponeses enfrentaram tropas do colonizador numa luta campal pela liberdade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES