Setor do turismo tem alta de 28% e aguarda pela temporada de verão

O faturamento registrado no último mês de setembro foi o triplo do valor registrado no início da pandemia, em abril de 2020

Bahia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bahia (Divulgação)

Depois de longos meses em queda, o turismo brasileiro dá sinais de melhora. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cielo em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor teve alta de 28% em setembro - com faturamento de R$12,8 bilhões - em comparação a agosto. Para se ter uma ideia, o número é três vezes maior do que o registro em abril de 2020. Por segmento, as áreas de hospedagem e alimentação registraram o maior volume de vendas em setembro, cerca de R$ 8,53 bilhões. 

Muitas vezes subestimado, o setor de Turismo responde por cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil. “O setor foi gravemente afetado pela crise. A mescla das restrições com a diminuição da demanda fez com que os serviços fossem reduzidos de uma forma sem precedentes”, comenta a pesquisadora Isabel Grimm, que faz parte de um grupo de pesquisa Turismo e Sociedade, encabeçado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo ISAE Escola de Negócios. 

Segundo Grimm, a reestrutura das áreas turísticas e os investimentos em segurança epidemiológica em todo o mundo passaram a receber investimentos e maior controle, já visualizando que os protocolos de saúde se tornarão permanentes. Essa preocupação tem alcançado resultados positivos para o setor. “Os turistas estão aderindo novos hábitos de viagem, buscando por experiências mais próximas ao seu entorno, com forte tendência ao turismo doméstico e regional”, destaca. 

Hotel

Reinvenção 

A adaptação tem sido a chave para o sucesso do setor no processo de reabertura. No Hotel Solar do Imperador, em Porto Seguro (BA), fundado há quase 30 anos, a retomada das atividades foi gradual e segue atendendo todas as medidas de segurança contra o novo coronavírus. O primeiro passo foi reduzir o número de funcionários e implementação de novos turnos. “A distribuição das atividades foi repensada, para que sempre tenha alguém higienizando os locais, até nas áreas abertas como a da piscina”, explica um dos proprietários e administrador do hotel, Charbel Spinelli Tauil.

No restaurante, o buffet passou a ser assistido – os funcionários ficam paramentados e atrás de um vidro – e também existe as opções à la carte. Na área de lazer, os hóspedes podem utilizar a sauna e hidro, mediante agendamento de horário. “Tivemos que reestruturar todos os nossos serviços, principalmente aquele de maior probabilidade de contato entre o nosso público. Os turistas perceberam que nos transformamos em um ambiente seguro, e aos poucos estão voltando. Estamos ansiosos para a temporada de verão”, destaca Charbel. 

Plano Nacional de Retomada do Turismo

Seguindo a linha da retomada responsável, o Ministério do Turismo acaba de lançar o Plano Nacional de Retomada do Turismo, uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da covid-19. 

Foi definido, por meio de um ato normativo, os eixos de atuação e os parâmetros para desenvolvimento de programas, projetos e ações para a retomada. Como não poderia ser diferente, o foco é o turismo nacional, responsável (para empresas e turistas) e descentralizado, dando oportunidades a destinos de todo o País. O Ministério lançou, também, a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES