Setor mineral oferece oportunidades de negócios no Piauí

Setor mineral oferece oportunidades de negócios no PI

Setor mineral oferece oportunidades de negócios no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudos geol?gicos indicam que o Estado do Piau? oferece variadas oportunidades de neg?cios na ?rea da ind?stria de base mineral, inclu?da a extra??o, passando pelo beneficiamento at? a transforma??o. Foi o que informou, nesta quinta-feira (26), o ge?logo Jos? Gomes Carvalho, chefe da CPRM - Servi?o Geol?gico do Brasil, no Piau?.

Ele disse que a import?ncia do setor mineral piauiense ? evidenciada pela diversidade de ocorr?ncias minerais e jazidas distribu?das em todo o Estado, que viabilizam empreendimentos como a f?brica de cimento em Fronteiras; ind?strias de calc?rio agr?cola nos cerrados; Galvani Fertilizantes na regi?o do Gurgu?ia; exporta??o de pedra morisca; p?lo cer?mico e ?gua mineral, em Teresina; e p?lo joalheiro, em Pedro II.

O chefe do CPRM, no Piau?, enumera ainda outros empreendimentos no Piau?, como o fosfato, em Caracol; m?rmore, em Quixaba; pedra, em Castelo do Piau? e Juazeiro do Piau?; ametista, em Batalha; e ?gua mineral e material de constru??o civil, em Teresina.

Projeto do N?quel

Ele destaca ainda outro empreendimento importante, o da ?rea pesquisada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na localidade Brejo Seco, no munic?pio de Capit?o Gerv?sio de Oliveira, no sudoeste do Estado, a 46 km do munic?pio de S?o do Piau? e a 545 km de Teresina.

Os recursos minerais estimados para o projeto do n?quel, em Capit?o Gerv?sio Oliveira s?o de 88 milh?es de toneladas, com teor de 0,86% de n?quel. O anteprojeto da CVRD definiu a implanta??o de uma mina a c?u aberto em bancadas, parte dele em encostas.

As principais minas do Piau? s?o a de m?more, em Pio IX; calc?rio para cimento, em Fronteiras; calc?rio para uso agr?cola, em Ant?nio Almeida, Santa Filomena, Porto Alegre do Piau?, Jos? de Freitas e Curimat?.

Ele ressalta que o m?rmore de Pio IX ? de alta qualidade tanto na textura como na cor. Trabalhos de lavra experimental, realizados recentemente, revelaram a exist?ncia de v?rios tipos de m?rmores comerciais e de qualidade extra, como o de cores azul, platinado, dourado, branco e misto.

CPRM avaliou a exist?ncia de material de constru??o na grande Teresina. S?o constitu?do por dep?sitos minerais para a constru??o civil localizados nos arredores de Teresina, sendo representados, principalmente por areia, seixos, massar? e brita.

A CPRM relaciona as principais jazidas minerais no Estado do Piau?:

?gua Mineral: Teresina, Picos, D. Expedito Lopes, S?o Jo?o do Piau? e Cristino Castro

Amianto e N?quel: Capit?o Gerv?sio Oliveira

Argila: Teresina, Parna?ba, Altos, Valen?a do Piau?, Picos, Jaic?s, Oeiras, Floriano e outos

Argila Pl?stica: Oeiras, Jaic?s, Campo Grande do Piau?, S?o Jos? do Piau? e Col?nia do Piau?

Argila Refrat?ria: Jaic?s

Atapulgita: Gaudalupe

Calc?rio: S?o Juli?o, Fronteitas, Parna?ba e Buriti dos Montes

Caulim: Palmeirais e Luzil?ndia, Jos? de Freitas, Barro Duro, Antonio Almeida, Porto Alegre do Piau?, Santa Filomena, Francisco Ayres, Capit?o Gerv?sio Oliveira, Dom Inoc?ncio e S?o Raimundo Nonato

Diamante: Gilbu?s e Monte Alegre do Piau?

Fosfato: Caracol, S?o Migueldo Tapuio, Castelo do Piau?, Buriti dos Montes, S?o Jo?o da Serra, Santa Cruz dos Milagres e Valen?a do Piau?

Gispsita: Sim?es e Bet?nia do Piau?

Mangan?s: S?o Raimundo Nonato

M?rmore: Pio IX e Fronteiras

Minarais pesados: Lu?s Correia

N?quel: Capit?o Gerv?sio Oliveira

Opala: Pedro II e Buriti dos Montes

Pedras ornamentais: Castelo do Piau?, Juazeiro do Piau?, Campo Maior, Piripiri, Pedro II, Piracuruca, Padre Marcos e Picos

Sal marinho: Lu?s Correia

Talco: Dirceu Arcoverde, Paulistana e S?o Raimundo Nonato

Vermiculita: Queimada Nova

O CPRM registra outras ocorr?ncias de minerais no Piau?, como ouro, rutilo, chumbo, platina, cromo, ferro, van?dio, cobre e grafita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES