Setut pedirá aumento da passagem de ônibus em THE

Estudos já estão sendo feitos para que seja elaborado o documento, que será enviado à PMT.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato de Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) deverá pedir o reajuste das passagens de ônibus de Teresina ainda nas próximas semanas.

Segundo o presidente do Sindicato, Herbert Miúra, estudos já estão sendo feitos para que seja elaborado o documento, que será enviado à Prefeitura Municipal de Teresina.

Miúra disse ainda que não está de acordo que esse reajuste seja repassado para a população, e que o ideal seria que houvesse a isenção de impostos para as empresas, para que o valor das passagens não precisasse subir.

"Não é só Teresina, mas nenhuma cidade do país suporta pagar mais caro pela passagem de ônibus. A saída está nos subsídios oferecidos pela Prefeitura e Governo do Estado, a isenção de impostos como IPVA, não cobrar ICMS sobre pneus e diesel, por exemplo", disse Miúra, durante audiência pública que discutiu a licitação das empresas que atuarão no transporte público de Teresina.

O diretor de Transportes Públicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Ricardo Freitas, no entanto, garantiu que não haverá reajuste do preço da passagem de ônibus até que seja finalizado o processo licitatório e escolhidas as empresas que passarão a fazer linha na capital. "Esse reajuste, se acontecer, será de acordo com os serviços a serem oferecidos. Será um serviço com mais facilidades, mais confortável", disse.

Quanto à licitação, dentre as principais polêmicas estão a possibilidade de redução de postos de trabalho, estipulada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (SINTETRO-PI) e ainda o pedido de indenização pelo Setut, caso as empresas do sindicato perdam o processo licitatório.

"Nós queremos que seja incluído no edital da licitação um termo que garanta que nós não seremos demitidos pelas novas empresas e que garanta também que eles não dispensarão o uso de cobradores nessas empresas", afirmou o presidente do Sintetro, Francisco das Chagas Oliveira.

O proponente da audiência pública, o vereador Dudu, afirma que discutir esse assunto é necessário para esclarecer as dúvidas dos vereadores da casa e da população sobre o assunto. "Ainda tem muita coisa confusa nesse edital.

Por exemplo, nós sabemos que haverá a criação de um Fundo Municipal de Transportes, mas não sabemos quem vai administrar, de onde virá o recurso, dentre uma série de outras dúvidas", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES