Sexualidade nas escolas é discutida durante Semana da Diversidade

Além da inclusão social, a igualdade e os direitos das pessoas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A palavra de ordem da Semana da Diversidade é inclusão. Iniciada na quarta-feira (26), no auditório do Palácio do Pirajá, situado na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o evento pretende debater, além da inclusão social, a igualdade e os direitos das pessoas. A sexualidade nas escolas do Estado foi o primeiro tema discutido. A expectativa é que mais de 1 mil estudantes e professores participem até este sábado (29).

A discussão começou com a apresentação dos resultados do projeto do Parfor intitulado “Gênero e Sexualidade nas Escolas”, aplicado no município de União, região Norte do Piauí. Os professores da educação básica, que também são alunos do Parfor, relataram episódios vivenciados por eles no cotidiano. Neste semestre, o projeto será aplicado no município de São João do Piauí.

Bárbara Melo, vice-reitora da Uespi, afirma que o tema inclusão social e a diversidade merece destaque entre o público acadêmico. “A Uespi, desde 2007, abraça institucionalmente a Semana da Diversidade e a gente compreende que a universidade é o lugar mais adequado para se discurtir inclusão, igualdade entre as pessoas e direitos. A gente tem sido pioneiro em algumas ações. Como, por exemplo, no ano passado, a gente aprovou no Conselho Superior da Instituição a Inclusão do Nome Social de pessoas trans. Isso é identidade de gênero”, destaca.

A vice-reitora vestiu, literalmente, a camisa do evento em apoio a professores e alunos da Uespi. “Queremos caminhar juntos com as demandas da sociedade e que acolha as pessoas de forma mais justa e democrática”, pontua.

Segundo Raimundo Dutra, coordenador geral do Parfor, a Uespi tem discutido questões de Direitos Humanos, Educação e até Meio Ambiente. “A Uespi é uma instituição muito aberta. Temos trazido discussões acerca da Diversidade e Direitos Humanos, são diversas frentes, como as africanidades, inclusão do nome social, a Educação e o Meio Ambiente. Essas questões estão sendo trazidas para esse momento”, garante.

A Semana da Diversidade faz parte da programação do 11º Seminário “Orgulho de Ser”, promovido pelo Grupo Matizes em parceria com a Uespi, através do Parfor.

Nesta quinta-feira (27), o evento segue com a palestra da advogada Fabíola Freire de Albuquerque, com o tema “A pluralidade das entidades familiares no ordenamento jurídico brasileiro atual” e também discussões sobre “A Família na Pós-Modernidade”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES