Silas Freire continua lutando pela redução da maioridade penal

Silas Freire é um dos maiores defensores da proposta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou no dia  19 de agosto de 2015 por 320 votos a favor, 152 contra, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz maioridade idade penal de 18 para 16 anos no caso de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e crimes hediondos, como o estupro. Desde então, o projeto seguiu para o Senado e há quase um ano e meio segue sem ser apreciado. 

O deputado federal Silas Freire, um dos maiores defensores da proposta, destaca que a inércia do Senado favorece os menores, que estão cada vez mais violentos "Desde que cheguei ao Congresso tenho lutado para que o menor também pague pelos seus crimes, essa sensação de impunidade deixa eles seguros para matar, estuprar e torturar os pais de família, mulheres e cidadãos de bem que pagam seus impostos mas permanecem sem direito a segurança e nem a justiça. Não da pra confiar nas nossas leis que deixam um menor tirar uma vida e ficar livre no máximo três anos depois. Por isso, permaneço cobrando do Senado que vote a proposta.", disse.

Ainda durante a campanha política, Silas Freire se comprometia a lutar contra a impunidade dos menores criminosos e permanece debatendo o tema e pressionando por uma resposta à sociedade. 

" Fizemos a nossa parte na Câmara de Deputados e permanecemos esperando uma definição do Senado. Este será mais um ano de apelos, cobranças e de tentativas de conversar com os colegas do Senado, eles não podem permanecer indiferentes ao que no conteve no dia a dia com menores matando cruelmente, alguns deles sem a mínima condição de recuperação e as nossas leis favorecendo isso. Já pedi por diversas oportunidades ao presidente do Senado Renan Calheiros que avance na questão e vou fazer mais quantas vezes for necessário. ", explicou Silas Freire. 

De fato, a população questiona as leis e não compreende porque os menores tem tanta regalia e proteção. Em pesquisas, como a do Data Folha , 87% dos entrevistados se declararam a favor da redução da maioridade. 

A redução da maioridade penal levou 22 anos para ser votada na Câmara e o deputado Silas Freire aderiu à ela por já estar em tramitação e pela oportunidade de que finalmente a lei endureça para o menor, ele explica " A redução da maioridade é a proposta mais antiga na Casa e não podíamos perder essa chance de aprová-la, por isso, lutamos por ela, mas eu defendo, juntamente com o Senador Magno Malta ( PR), a emancipação penal, isto é, cometeu crime hediondo vai pra cadeia independente da idade. Mas infelizmente levará anos para a emancipação ser votada, a exemplo de como tem sido com a redução da maioridade. " , declara o parlamentar.

Um recente caso acontecido em Teresina demonstra essa necessidade da emancipação penal: um taxista foi morto a facadas por dois menores, um deles com apenas 14 anos. Nesse caso, o assassino já seria alcançado pela proposta da emancipação penal de Silas Freire.

Pra finalizar, Silas complementa : " A redução para 16 anos já intimida muito, por isso, permanecemos na luta contra a impunidade do menor, mas também por espaços para esporte, cultura e lazer para eles, para que também tenham chances de não começar no crime. Podemos ver os exemplos de outros países como a Argentina, lá a idade penal é 16 e o próprio executivo está propondo 14.", pondera Silas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES