Silas Freire quer que PI e MA se unam no combate às drogas

Ele disse que MA e PIí precisam se irmanar no combate às drogas

A convite da deputada federal Eliziane Gama ( PPS-MA), o deputado federal Silas Freire (PR-PI) esteve no lançamento da campanha Maranhão Sem Drogas, que aconteceu na tarde desta quarta feira (18) na Câmara Municipal de Timon. “ Eu pretendo estender essa iniciativa também para o Piauí e realizar a Campanha Piauí Sem drogas, esta será minha contribuição para combater este mal que tomou conta das famílias e está aterrorizando a sociedade. Não basta apenas criticar, temos que agir e eu considero a droga o maior destruidor do cidadão, além de ser a força motriz do crime.”, disse Silas na oportunidade.

A deputada Eliziane Gama, proponente da campanha, é também a coordenadora da Comissão Externa da Câmara Federal e explica que “Estamos em situação de gravidade, precisamos evitar o primeiro trago, a prieira comercialização de drogas. Estamos apresentando essa campanha a todo o estado do Maranhão, uma campanha que precisa ser feita não apenas pelos operadores do direito como o Ministério Público, delegacias econselho tutelar, mas precisa ser feita pela sociedade, pela família e envolvendo as escolas. Eu convidei o deputado Silas Freire a também trabalhar e se engajar na nossa Comissão e hoje estamos juntando forças por um resultado positivo”, declarou a deputada Eliziane.

Silas Freire defendeu que Piauí e Maranhão se unam no combate às drogas
Silas Freire defendeu que Piauí e Maranhão se unam no combate às drogas



Silas destaca ainda que os estado do Maranhão e Piauí precisam se irmanar, se unir no combate às drogas, pela sua posição geográfica e pela disponibilidade de seus gestores: “Os dois governadores,Wellington Dias pelo Piauí e Flávio Dino pelo Maranhão, estão determinados a fazer muito na prevenção e combate à droga e seus malefícios, sendo que o Piauí está bem a frente nesse trabalho, inclusive criando , através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas- Cendrogas, a separação do joio do trigo, isto é, trabalhar o escravo químico que já está nas detenções. Queremos trabalhar juntos,pois a droga as vezes vai do Maranhão para o Piauí e às vezes vai do Piauí para o Maranhão. Somos todos responsáveis por não deixar a droga vencer.”, complementou Silas.

Estiveram presentes na audiência representantes da Defensoria Pública, Ministério Público< conselho Tutelar e vereadores de Timon, além de membros de comunidades terapéuticas de recuperação de dependentes químicos.


COMISSÃO

A Comissão externa sobre o consumo de drogas entre os jovens do Brasil foi instalada em 10 de novembro de 2016 e tem como objetivos avaliar a situação de consumo de drogas entre os jovens do país e propor medidas para o seu enfrentamento.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com estudantes concludentes do 9° ano em escolas públicas e privadas de todo o país, o percentual de jovens que usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015. Já a taxa de garotos e garotas que já consumiram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período.

Fonte: Portal MN