Silvio Santos tenta passar parte da empresa a parentes para ficar com TV Alphaville; veja

O apresentador deve abrir mão do controle da empresa devido à nova lei de TV por assinatura.

Avalie a matéria:
Sílvio Santos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma manobra para manter o controle da TV Alphaville (TV paga), que atua na Grande São Paulo, o empresário Silvio Santos tenta passar parte da empresa para familiares e pessoas ligadas ao Grupo Silvio Santos.

O movimento não é ilegal, mas deve ser vetado pela Anatel, que tem resolução que define controle como poder de dirigir, de forma direta ou indireta.

O apresentador deve abrir mão do controle da empresa devido à nova lei de TV por assinatura. De acordo com as novas regras, de 2011, a antiga licença da TV Alphaville deve migrar para o novo modelo, chamado de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).

Por elas, uma emissora de televisão ou rádio não pode ter o controle de uma empresa de telecomunicações, ramo a que pertence as operadoras de TV por assinatura. Na prática, Silvio Santos não pode ter mais de 50% do capital votante da operadora.

Sem a migração, a TV Alphaville continua operando até o vencimento de sua outorga (autorização).

Como alternativa, Silvio Santos enviou à Anatel, em outubro, novo organograma societário. Agora, ele diz que o SBT terá 49% do capital votante da TV Alphaville, enquanto sua filha Renata Abravanel passa a ter 6%.

Também participam Ivani Stoliar, ex-mulher do presidente do Grupo Silvio Santos, e o sobrinho do apresentador Guilherme Stoliar, com 15% do capital votante.

O empresário João Alves de Queiroz Filho, conhecido como Júnior e dono da Hypermarcas, terá 1,5%.

Os demais 28,5% ficarão sob controle da HerbeysHolding, empresa ligada a família de Júnior.

"TRIPLE PLAY"

A renovação da licença da TV Alphaville é o primeiro passo que o Grupo Silvio Santos dará para lançar uma operadora de telefonia, internet e televisão paga.

Isso ocorrerá por meio de uma fusão da TV com a Megatelecom, empresa de internet e fibra óptica que pertence a Guilherme Stoliar.

A intenção é oferecer pacotes "triple play" na capital paulista, com serviços de telefonia, internet e TV paga.

ENTENDA A NOVA LEI DA TV PAGA:

Sancionada em setembro de 2011, a lei abriu o mercado para a entrada de novos competidores, em especial às empresas de telefonia.

As antigas concessões de TV a cabo, via satélite e micro-ondas passaram a ser regulamentadas pela Anatel.

Agora chamadas de outorgas do Serviço de Acesso Condicionado, as licenças são obtidas mediante apresentação da documentação, plano de negócio e taxa de R$ 9.000.

A nova legislação também prevê a obrigatoriedade de cotas de programas nacionais na grade dos canais por assinatura e um número mínimo de canais brasileiros nos pacotes oferecidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES