Simpósio internacional discute educação e saúde para surdocegos

Simpósio internacional discute educação e saúde para surdocegos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acontece, durante todo o dia de hoje (22), no Centro de Forma??o Professor Odilon Nunes,o Simp?sio Internacional de Educa??o e Sa?de na ?rea de Surdocegueira, realizado pela Prefeitura de Teresina, atrav?s da Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura - SEMEC, e em parceria com o Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao M?ltiplo Deficiente Sensorial.

O evento tem como objetivo aprimorar a qualifica??o dos profissionais que j? trabalham com surdocegos e com portadores de m?ltipla defici?ncia sensorial, atrav?s da discuss?o de temas como Efeitos Tardios da Rub?ola Cong?nita, Panorama dos Programas de Atendimento ao Surdocego no Brasil e O Papel do Interventor na Inclus?o de Pessoas Surdocegas e da implanta??o de programas espec?ficos para a clientela.

De acordo com a coordenadora da Divis?o de Educa??o Inclusiva da SEMEC, Daniela Esc?rcio, aprimorar os conhecimentos na ?rea ? fundamental para quem trabalha com educa??o inclusiva, porque os profissionais precisam conhecer t?cnicas e abordagens espec?ficas: "Os professores que est?o nesse Simp?sio j? trabalham com surdos, surdocegos e pessoas com baixa vis?o nas escolas municipais e nas entidades parceiras da Prefeitura de Teresina, como ACEP, APAE, AMA e APADA. ? a oportunidade de termos acesso a novas tecnologias e abordagens no trabalho com os surdocegos e de trocarmos experi?ncias com os palestrantes", comentou.

A presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao M?ltiplo Deficiente Sensorial, Shirley Rodrigues Maia, ressaltou a import?ncia de fortalecer os v?nculos entre o poder p?blico, os profissionais e as entidades que trabalham com surdocegos e falou sobre o atendimento a portadores da defici?ncia em Teresina: "O nosso objetivo ? imlantar programas espec?ficos para surdocegos, contemplando as ?reas de reabilita??o, educa??o, sa?de, orienta??o ocupacional, atividades de esporte e lazer e estimula??o criativa. Com isso, poderemos garantir que os surdocegos possuam uma vida aut?noma. A Prefeitura de Teresina ? mais que uma grande parceira na efetiva??o de um sistema educacional realmente inclusivo, pela sua forte atua??o no atendimento de qualidade a crian?as surdocegas e portadoras de outras defici?ncias e pela sua contribui??o para a qualifica??o profissional e para a erradica??o da rub?ola, uma das principais causas da surdocegueira".

A Secretaria Municipal de EDuca??o e Cultura - SEMEC atende, atualmente, 73 crian?as surdas e 32 crian?as com baixa vis?o nas escolas da rede municipal, al?m de estabelecer parcerias com entidades voltadas ? educa??o de pessoas com defici?ncia, como a Associa??o dos Cegos do Piau? - ACEP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES