Sindicatos confirmam fim da paralisação em São Paulo

Os serviços de transportes (Metrô e CPTM), Sabesp e a educação estadual voltarão a funcionar normalmente nesta quarta, dia 29.

Movimento grevista em São Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sindicatos responsáveis pela greve nos serviços públicos de São Paulo confirmaram, nesta terça-feira (28), confirmaram o término da paralisação em coletiva de imprensa realizada no início da tarde. Os serviços de transportes (Metrô e CPTM), Sabesp e a educação estadual voltarão a funcionar normalmente nesta quarta, dia 29.

Os quatro sindicatos que lideraram a greve também anunciaram a realização de uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) às 15h desta terça-feira. As categorias expressam sua oposição à privatização de serviços, como o transporte sobre trilhos (Metrô e CPTM) e a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto do estado. Além disso, destacam que estão protestando pela qualidade da educação pública em São Paulo.

Em uma declaração pela manhã, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caracterizou a greve do Metrô, CPTM e Sabesp como uma paralisação política, alegando a ausência de uma pauta trabalhista ou salarial. Em resposta, a presidente do Sindicato dos Metroviários SP, Camila Lisboa, refutou essa afirmação, destacando que a greve possui, sim, uma pauta trabalhista, e ressaltou a preocupação com a redução de postos de trabalho associada às privatizações.

O Palácio dos Bandeirantes acionou a Justiça para assegurar o funcionamento dos trens e do metrô. O pedido judicial busca garantir a presença de 100% dos funcionários durante os horários de pico e pelo menos 80% no restante do dia. O governador alegou que a decisão judicial foi descumprida pela categoria, e o governo está considerando possíveis punições aos servidores que não atenderam ao pedido judicial. Apesar disso, alguns trens estão circulando em trechos das linhas do Metrô e da CPTM nesta terça-feira (28).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES