Síndrome do Pânico: dicas para quem convive com quem tem

A falta de conhecimento da doença pode causar preconceito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Familiares precisam estar atento e entender sobre a síndrome do pânico para poder conviver com alguém que tenha a doença. A falta de conhecimento causa preconceito e algumas pessoas acham que a síndrome é uma maneira de chamar atenção ou então uma simples fraqueza.

Mas, a síndrome do pânico é uma reação extreamemtne complexa do sistema de alerta inespecífica do cérebro humano que age automaticamente visando nos proteger de alguma ameaça. Quando existe uma ameaça real é natural que sintamos medo ou pânico.

Causas

Mas por que ela pode acontecer quando não existe razão para o pânico? São algumas as situações: devido a uma sobrecarga de informações cerebrais (que pode estar relacionada ao estresse a área cerebral responsável pelo sistema de alerta passa a funcionar no automático. O distúrbio então seria o stress que acarretaria uma sobrecarga de todo o sistema cerebral. Outra explicação, seria que pode haver uma ameaça real não conhecida, que chamamos de ameaça "silenciosa", como no caso de uma doença orgânica ainda não diagnosticada, mas que o sistema de alerta já percebeu e começa a mandar sinais. Mas podem existir outras situações que causem os sintomas.

Importância do apoio da família

Sim, é possível manter o convívio entre familiares quando alguém apresenta síndrome do pânico, inclusive, o apoio e compreensão da família é de fundamental importância para a recuperação do paciente. É importante saber e lembrar que esta é uma crise produzida por uma região automatizada do cérebro, portanto não consciente. Se é uma região não consciente, não adianta tentar convencer a pessoa de nenhuma forma. Mas medidas como afrouxar as roupas, um ambiente arejado, apoio emocional, hidratação, exercício para controlar a respiração - respirar lenta e calmamente - falar suavemente e oferecer um medicamento adequado, receitado pelo médico, pode ajudar a pessoa neste momento.

O que não falar para quem está em crise?

Não se deve falar que já vai passar, que é só um nervosinho, que é uma frescura, que precisa se controlar, que precisa ser forte ou frases relacionadas a estas. Conforme já foi explicado, a pessoa não tem controle sobre as suas ações nestes momentos.

Quais as chances dele voltar a aser o que era antes?

As chances de se recuperar da Síndrome de Pânico com um tratamento adequado são muito grandes. O tratamento naturalmente prevê uma abordagem multiprofissional com a ajuda de um psiquiatra, psicoterapia, tratar outras doenças relacionadas se existirem, e reeducação em termos de qualidade de vida para serem evitadas situações de esgotamento por estresse. Contudo, é necessário saber que quem já apresentou uma situação de pânico é mais vulnerável a apresentar esta situação novamente na vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES