Sine alerta para golpe e lembra que oferta serviço gratuito

O trabalhador deve procurar Sine/Setre no prazo de 120 dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço Nacional de Emprego (Sine) junto à Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) alerta aos usuários dos serviços que o sistema trabalha de forma totalmente gratuita e que o atendimento é disponibilizado à população nos postos em que o Sine atua sem nenhuma cobrança financeira.

Alguns casos de fraudes e golpes para adiantamento do Seguro Desemprego foram detectados pelo Sine/Setre e já estão sendo investigados pelos órgãos responsáveis, diante disto o sistema informa que os serviços são completamente gratuitos e que caso haja alguém que cobre para adiantar quaisquer serviços, o mesmo deve ser denunciado para que se possam tomar as devidas precauções para com o problema.

O gerente de Intermediação de mão de obra do Sine, Rafael Torres ressaltou que o sistema não tem agentes externos para o atendimento de Seguro Desemprego e que surgiram “facilitadores” do serviço informando serem do Sine, o mesmo explica que deve-se ficar atento, pois a informação não é verídica. 

"O Sine tomou conhecimento de alguns casos como este do Seguro Desemprego e por este motivo criamos um setor do agendamento. Seria uma espécie de vistoria, onde é feita uma conversa prévia com o trabalhador mesmo antes de entrar com o pedido do seguro. É preciso frisar que ninguém tem autorização para falar em nome do órgão ou oferecer algum tipo de facilidade na hora de solicitar o Seguro Desemprego", concluiu o gerente.

O Sine adverte ainda que o atendimento virtual e gratuito para dar entrada no benefício com segurança e que somente é realizado pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego: http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/trabalhador.xhtml

O trabalhador deve procurar a agência do Sine/Setre no prazo de 120 dias, para realizar o agendamento eletrônico com os documentos pessoais, comprovante do saque do FGTS, carteira de trabalho e requerimentos dados pela empresa. Depois de analisar a documentação, o sistema agendará o atendimento.

Para melhor esclarecer as dúvidas dos trabalhadores que estão na fila do Seguro Desemprego, o Sine estará ministrando palestras anteriores ao atendimento, ressaltando que todos os serviços prestados pela instituição são gratuitos e explicando como as denúncias podem ser efetivadas. A possibilidade de confecção de material informativo como folders e cartazes para distribuição à população também está sendo estudada.

No Piauí, o Sine conta com 18 postos de atendimento, além de Teresina o sistema tem sedes em Bom Jesus, Floriano, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Corrente, São João do Piauí, Valença, Uruçuí, Pedro II, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Para verificar os endereços dos postos de atendimentos e outras informações sobre o Sine, o interessado deve acessar o site www.sine.pi.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES