Sintetro faz nova assembleia e decide manter greve dos ônibus em Teresina

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina completa 10 dias nesta quarta-feira (30) e seguirá por tempo indeterminado.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí (SINTETRO) realizou uma nova assembleia entre a categoria, na tarde desta quarta-feira (30), e decidiu por manter o movimento grevista do transporte coletivo de Teresina, que já entra no décimo dia. 

No novo encontro, os trabalhadores discutiram e recusaram a proposta da Prefeitura de Teresina no valor de R$ 300 mil para dividir entre a categoria. Ao Meionorte.com, Antônio Cardoso, presidente do Sindicato, destacou que o Sintetro agradece a proposta da gestão, aos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que tentaram uma mediação nesta semana, mas não havia como aceitar a proposta. 

“A proposta era de 300 mil que daria em torno de 150 para cada trabalhador e  a gente sabe que ela não traz nenhum benefício para nós, nas nossas férias, no nosso décimo terceiro. Vamos continuar 2022 sem aumento e chegar 2023 com salário de 2019. As empresas não cumprem e vamos continuar rodando e parando, rodando e parando. Se não tiver convenção, não tem saída e eles vão continuar se beneficiando do dinheiro da prefeitura”, explicou. 

Sintetro faz nova assembleia e decide manter greve dos ônibus em Teresina (Foto: Divulgação)

Para Antônio Cardoso, o grande vilão de toda a situação são as empresas, que se recusam a assinatura da convenção coletiva de trabalho.  “O movimento continua. O dinheiro que  a prefeitura quer repassar, a gente agradece. Agradece aos desembargadores que fizeram um trabalho brilhante para acabar com a greve, mas o grande vilão disso tudo é o Setut. Eles não vão querer assinar nossa convenção e é necessário que a prefeitura tome providências”, completa.

Em nota enviada a reportagem, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) lamentou a manutenção da greve realizada pelo Sindicato dos motoristas e disse que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus.

“O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) lamenta a manutenção da greve realizada pelo Sindicato dos motoristas e informa que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus, como também o recebimento por parte das empresas e vindo da Prefeitura, das gratuidades que passam mensalmente pelas catracas, a fim de poder repassar algo para os colaboradores do sistema.

O SETUT reitera que segue aguardando uma posição da gestão municipal, quanto ao repasse de verbas para, e apenas, a cobertura do último reajuste do diesel e dos impactos que serão gerados com qualquer reajuste salarial que seja ofertado aos trabalhadores do transporte público.

O Sindicato Patronal segue à disposição e aberto para o diálogo com os trabalhadores e com a Prefeitura, a fim de solucionar as dificuldades do setor”, diz o comunicado. 

Sintetro faz nova assembleia e decide manter greve dos ônibus em Teresina (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES