Sistema de trânsito de Parnaíba será municipalizado, aponta Detran

Assinatura do convênio de operacionalização será nesta segunda

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, assina, nesta segunda-feira (1º), às 9h, no salão da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), em Teresina, o convênio  de operacionalização dos serviços de municipalização de trânsito na cidade de Parnaíba.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), cabe às prefeituras administrar todas as ações ligadas ao trânsito, como planejamento, operação e fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

“A municipalização do trânsito é uma ferramenta importante no combate aos acidentes. Além disso, há geração de empregos, recolhimento de impostos e o mais importante, que é o cuidado com a vida dos cidadãos”, ressalta o diretor do Detran.

Com o convênio, a cidade de Parnaíba passa a recolher o valor pago pelas multas cometidas na cidade e iniciará o processo de municipalização, passando a ser incluído no Sistema Nacional de Trânsito. Entre os benefícios da municipalização estão, por exemplo, convênios com o Governo Federal para disciplinamento do tráfego e a realização de atividades de educação para o trânsito.

Parnaíba fica a 340 quilômetros da capital piauiense. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui população estimada em 145.705 habitantes. De acordo com dados do Detran-PI, a frota do município é de 83.690 veículos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES