Neste ano o Maio Amarelo tem como tema central “Nós Somos o Trânsito”. Em Teresina, será realizada na próxima segunda (07), a partir das 18h, na Ponte Estaiada, a abertura das ações alusivas à campanha.  A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), juntamente com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito vão participam de todas as ações que têm como objetivo sensibilizar, conscientizar e convocar a sociedade para adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito.

Ainda dentro da programção, acontecerá na sexta-feira (11), às 7h30,  uma Blitz educativa, em frente a sede Policia Rodoviária Federal, na zona Leste da capital. Já na terça-feira (15), às 7h30, a ação educativa será  nas paradas para pedestres na Avenida João XXIII, nas proximidades da Panificadora Pão da Hora e próximo ao restaurante Toca do Bode. E na quinta-feira (17), a partir das 8h, aconecerá uma mesa redonda, na sede da OAB Piauí.

Ponte Estaiada (Crédito: Reprodução/Prefeitura de Teresina)

As atividades aconteem durante todo mês. No dia 22, a partir das 7h30, uma ação educativa será desenvolvida nas estações de embarque e desembarque do Corredor Sul. Dia 25, às 7h30, a Caravana Maio Amarelo fará uma atividade na Escola Municipal Antônio Gayoso. No dia 29, a partir das 7h30, a Caravana Maio Amarelo, irá até o Colégio Zacarias de Goés, Liceu Piauiense. O encerramento será na no dia 3 de junho, às 7h30, na Faculdade Mauricio de Nassau.

De acordo com a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, as atividades contarão a participação de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Todas as ações têm como meta alertar as pessoas no que diz respeito ao problema do grande índice de acidentes e mortes no trânsito. “Durante todo esse mês estaremos nas ruas, nas escolas, faculdades e empresas com os parceiros realizando ações educativas para mostrar para as pessoas a necessidade de uma mudança de comportamento, pois somente assim teremos uma trânsito mais seguro para todos nós”, disse.

A Gerente ressalta que nas ações educativas serão distribuídos materiais educativos para os condutores. “Este ano mais uma vez estamos chamando as pessoas às suas responsabilidades, pois o comportamento inadequado no trânsito tem trazido consequências para a vida das pessoas. A escolha em agir de maneira errada tem feito a diferença no trânsito e tem trazido muitos prejuízos para todos que fazemos parte dele”, acrescentou.