Sistema pode substituir cartões bancários pelo celular

Sistema pode substituir cartões bancários pelo celular

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de pesquisadores da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) criou um sistema, o WapCash Mobile Payment, que pode substituir os cart?es de cr?dito e d?bito por um telefone celular. Em um aparelho comum, podem ser realizados todos os tipos de transa?es comerciais.

O projeto re?ne pesquisadores e empresas de tecnologia e, de acordo com o coordenador, professor Marcelo Medeiros, um dos grandes benef?cios ? o fato de o usu?rio n?o precisar sair de casa com v?rios cart?es banc?rios. Al?m disso, em caso de roubo, ele n?o teria aborrecimentos para providenciar cancelamento de cart?es ou susta??o de cheques.

"Nosso foco ? desenvolver uma solu??o para o estabelecimento que trabalha com bandeiras de cart?o de cr?dito e cart?o de d?bito", conta o professor Medeiros, prevendo o fim do chamado dinheiro de pl?stico. "? um pagamento seguro e que vai diminuir, a ponto de terminar, com o uso dos cart?es de d?bito".

O sistema, tamb?m chamado de mobile payment (m-payment) ou eletronic payment (e-payment), ? uma solu??o que possibilita a realiza??o de transa?es financeiras para pagamentos dos mais variados tipos, por meio do aparelho celular. Por exemplo, na hora de pagar uma conta no supermercado, o usu?rio fornece o n?mero de cadastro no Wapcash. O estabelecimento preenche detalhes do pagamento, como numa m?quina de cart?o de cr?dito comum. Em seguida, a autentica??o, utiliza??o de senha e confirma??o s?o realizados no pr?prio celular do usu?rio.

No aparelho comum, Medeiros explica que ? poss?vel escolher entre as op?es cr?dito e d?bito. "A consolida??o de novas tecnologias, a converg?ncia digital e o aumento da velocidade de comunica??o atrav?s da banda larga abriram uma nova era para o desenvolvimento de servi?os que antes eram somente sonhos de futuro", comenta, explicando que o sistema ? seguro e funciona apenas com um navegador de Internet, o que proporcionaria agilidade. "O usu?rio consumidor pode, via Internet, acompanhar os gastos com cart?o. Para as empresas, n?o h? gastos com mensalidades para se manter os pontos de cart?o de d?bito ou cr?dito", diz o professor.

Algumas quest?es de seguran?a est?o sendo analisadas, mas a certeza do professor ? a de que o "Wapcash" vai se tornar um sucesso, devido ao imenso mercado de telefonia celular. "Hoje em dia, ? mais f?cil esquecer em casa a carteira de dinheiro do que um telefone celular", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES