Sistema prisional do Piauí teve mais de 125 mil atendimentos em 2021

Os serviços são direitos das pessoas privadas de liberdade, conforme rege a Lei de Execução Penal (LEP)

PI: Sistema prisional teve mais de 125 mil atendimentos em 2021 | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até a última semana de 2021, 125.415 mil atendimentos foram realizados dentro do sistema prisional piauiense. As assistências sociais aos internos e seus familiares e ainda as assistências educacionais e a saúde dos reeducandos integram esses números. Os serviços são direitos das pessoas privadas de liberdade, conforme rege a Lei de Execução Penal (LEP).

Dentre os números, estão 10.552 atendimentos médicos, constando também especialidades de ginecologia nas unidades femininas, e psiquiatria. Além disso, foram realizados 24.935 atendimentos de enfermagem, 5.988 atendimentos odontológicos e 5.340 atendimentos psicológicos. Também foram realizados 78.600 atendimentos aos internos e seus familiares pelas equipes de assistentes sociais das unidades.

Sistema prisional do Piauí teve mais de 125 mil atendimentos em 2021-Foto: Divulgação

Na assistência educacional, o Piauí tem 47% de sua população carcerária envolvida em atividades educacionais, como a participação em exames nacionais, como o Enem e o Encceja, além de aulas regulares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os cursos profissionalizantes.

“Promover a saúde dentro das unidades prisionais é um desafio que se faz necessário em um plano estratégico, considerando as características de cada unidade. Uma vez que a Lei de Execução Penal dispõe que a saúde é um direito do preso. E é dando toda essa importância que a Secretaria da Justiça se responsabiliza e se compromete, por meio das equipes de saúde, em promover a manutenção e recuperação da saúde durante a privação de liberdade, com a oferta da assistência básica,” disse a coordenadora de Saúde da Sejus, a enfermeira Alice Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES