Sisu: alunos do Instituto Dom Barreto se destacam nas aprovações

O Instituto Dom Barreto, localizado em Teresina (PI), alcançou importantes colocações nas listas de aprovação dos cursos mais concorridos do Piauí

Aluna | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021, processo no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foram ofertadas neste ano 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação. O Instituto Dom Barreto, localizado em Teresina (PI), alcançou importantes colocações nas listas de aprovação dos cursos mais concorridos do Piauí, como Direito e Medicina.

Com apenas 17 anos, o aluno Caio Matheus de Oliveira Ramos passou em 1º lugar em Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) ao atingir a nota 789,06. O jovem relata que seu último ano de Ensino Médio na instituição particular foi marcado pela adaptação e superação de dificuldades em meio à pandemia da Covid-19.

Caio Matheus Oliveira Ramos, 1º lugar em Direito na UFPI (Foto: divulgação)

"No contexto do que estava acontecendo no Brasil e no mundo o suporte da escola foi decisivo. De prontidão, a escola conseguiu achar novas formas de que a educação continuasse funcionando de qualidade durante uma pandemia", disse Caio Matheus. O futuro estudante de Direito acrescenta que o resultado que alcança hoje vem do equilíbrio de eixos cruciais na vida dos estudantes.

"Cheguei no 3° ano com uma base muito sólida somado ao equilíbrio que sempre busquei entre a minha vida pessoal, social e estudos. Nunca indo aos extremos, sempre indo ao meio termo com estudo inteligente e não algo desesperado, desorganizado e nem cansativo", informa.

Além de Caio, a aluna Alana Maria Caland de Holanda Lustosa passou em 1º lugar em Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a nota 821.82 e Layse Albuquerque Lima também ficou em 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) alcançando 791,23.

Layse Albuquerque Lima, 1º lugar em Medicina na UESPI (Foto: arquivo pessoal)

"Eu já tinha certa experiência do meu 3º ano, o que me ajudou. Não foi fácil manter o foco durante a pandemia, mas eu sempre tentava assistir as aulas on-line acompanhando o assunto que os professores davam e também fazendo vários simulados e provas do Enem de anos anteriores", disse Layse. A estudante assume que conciliar momentos de lazer e cuidar da saúde mental foram essenciais durante a preparação.

A diretora do Instituto Dom Barreto, Marcela Rangel, avalia que o ano de 2020 foi desafiador para toda a comunidade escolar. Com a pandemia da Covid-19, alunos e professores tiveram que modificar hábitos e ainda manter a disciplina e dedicação aos estudos.

Enquanto os professores procuravam diferentes formas de assegurar o engajamento e atenção dos jovens, os alunos tinham o dever de nutrir a motivação. Marcela Rangel garante que os bons resultados dos alunos do Enem 2020 são frutos de uma base educacional firme e auspiciosa.

"A preparação não é de um único momento ou ano. É o resultado de um processo de toda a vida escolar. E é por isso que ficamos muito felizes pela conquista de cada um, por acompanharmos o desempenho. Estamos imensamente felizes e continuaremos engajados com o compromisso de que todos consigam realizar seus sonhos, torcendo para que os profissionais que eles se tornem sejam humanos, realizados e promovam mudanças na sociedade", destaca.

Para uma intensa e criteriosa preparação dos vestibulandos, a equipe de educadores do Instituto Dom Barreto investiu em aulas extras, revisões, simulados, debates e propostas de redações. De acordo com a direção da instituição, diversas reuniões ao longo do ano foram essenciais para a elaboração de orientações aos alunos e definição de metas.

"Encaminhamento para monitoria para superação das dificuldades encontradas a cada avaliação. Enfim, não há uma receita. Só orgulho pela superação de cada um deles", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES