Sisu: inicia nesta quinta (16), inscrição para mais de 3 mil vagas na UFPI

São 3.062 vagas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina.

Sisu: inicia nesta quinta (16) inscrição para mais de 3 mil vagas na UFPI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começam na quinta-feira (16), as inscrições para o SISU 2023.1. São 3.062 vagas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina. Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada de 2023, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados foram divulgados dia 9. A submissão das notas começa no dia 16 e termina dia 24 de fevereiro. 

Para saber sobre o quantitativo de vagas, peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas, bem como a média exigida pelo curso, confira o termo de adesão ao SISU. O documento também especifica o quantitativo de vagas ofertadas em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do Sistema Único de Seleção. 

Sisu: inicia nesta quinta (16), inscrição para mais de 3 mil vagas na UFPI (Foto: Reprodução)

Graduação Tecnológicas - No SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnológicas serão exclusivas para o primeiro semestre. É preciso estar atento. Haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial. 

O coordenador do curso Tecnólogo em Energias Renováveis, Prof. Idelmir Ferreira dos Santos, conta que, em função de o Piauí ser destaque na expansão de energias renováveis, é necessária a presença de um curso para formar profissionais capacitados que possam atender à procura crescente da produção de energias sustentáveis. Comenta também que há bastante interesse pelo curso e informa que aqueles que não conseguiram se inscrever no período passado, não deixem de aproveitar a nova oferta no SISU 2023.1 para ingressar no curso. 

Com a finalidade de desenvolver o mercado local em algumas áreas econômicas do estado, trazendo a ciência de dados como norte para tomadas de decisões mais assertivas, o curso de Tecnologia em Gestão de Dados envolve Tecnologia e Administração. O prof. Ivenilton Moura, coordenador do curso, destaca que as disciplinas foram pensadas para beneficiar diversas áreas econômicas. “O curso tem certificado de qualidade a partir do primeiro ano, possibilitando a entrada no mercado de trabalho. É voltado para o máximo de atividades a distância facilitando o acesso dos alunos que estão distantes e por fim temos na nossa grade curricular disciplinas que aperfeiçoam o estudante nas áreas econômicas notórias do estado do Piauí, seja ela turismo, agronegócio, comércio ou saúde”, afirma. 

Na modalidade  presencial, o curso tecnólogo em Agroecologia tem como objetivo analisar e executar as melhores formas técnicas de preparo da agricultura de forma sustentável com os recursos do nosso estado.  “Hoje a agroecologia é um estilo de vida. E as pessoas têm que trabalhar essa convivência com o meio ambiente, saber trabalhar de forma mais sustentável. O curso superior técnico em Agroecologia entrega todo o conteúdo essencial para formar profissionais de excelência, preocupados com a sustentabilidade”, disse a profa. Isolda Márcia, coordenadora do curso.

Cotas - Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escola da rede pública.  A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI), com a renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PCD), conforme Lei n°12.711/2015. Atenção: Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, ainda que com bolsa, não têm direito às vagas de cotista.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou exames de certificação de competência, ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. 

Matrículas

Segundo o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG/UFPI, Maycon Silva, após a divulgação do resultado do SISU, a UFPI lançará no site o Edital de Procedimentos com os passos e documentações necessárias para realização da matrícula. “No edital, são especificadas as datas de todos os procedimentos aos quais o candidato irá submeter sua documentação básica e de comprovação dos critérios para ocupação de vagas de cotistas. É preciso ficar muito atento aos prazos para realizar a matrícula institucional. É preciso também lembrar que candidatos cotistas iniciam a submissão dos documentos antes dos alunos da ampla concorrência”, explica. 

Atenção - Todos os procedimentos de matrícula são online e realizado no sistema de matrículas (sis.ufpi.br/matriculagraduacao/)

Início das aulas - Segundo calendário acadêmico, o início das atividades do período letivo 2023.1 está previsto para 3 de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES