Sisu já está com inscrições abertas para única edição do ano; veja as novas regras

Processo seletivo iniciado nesta segunda (22) também será válido para candidatos a cursos iniciados no segundo semestre

Sisu abre hoje inscrições para única edição do ano; confira as novas regras | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que facilita a seleção de estudantes para instituições públicas de ensino superior no Brasil, tiveram início hoje, segunda-feira (22), e se estenderão até quinta-feira (25). O programa tem duas mudanças importantes: neste ano, terá apenas uma edição: só agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano. Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também mudaram.

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição unificada, o que significa que a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 ocorrerá simultaneamente às datas destinadas à seleção para o primeiro semestre. Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

Durante o processo de inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso ou universidade, sendo permitidas alterações ilimitadas até o dia 25 de janeiro. As opções válidas serão aquelas registradas no sistema até as 23h59 do mesmo dia, quando se encerra o prazo de inscrição. Uma sugestão útil é acompanhar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep diariamente, proporcionando uma boa avaliação das chances de classificação em cada curso.

O Sisu disponibiliza vagas por meio da Lei de Cotas, destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Entretanto, para o presente ano, foram divulgadas alterações no processo de candidatura para essas vagas. Neste ano, o Sisu contará com 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior. 

  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
  3. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES