Sítio arqueológico de Massapê do Piauí já é um patrimônio resguardado

Sítio arqueológico de Massapê do Piauí já é um patrimônio resguardado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em atendimento ? solicita??o da Prefeitura Municipal de Massap? do Piau?, atrav?s da Secretaria Estadual de Turismo, as arque?logas Maria Concei??o Soares Meneses Lages e S?nia Maria Campelo de Magalh?es, realizaram uma prospec??o arqueol?gica no munic?pio, no per?odo de 20 a 22 de agosto. As arque?logas do N?cleo de Antropologia Pr?-Hist?rica ? NAP, da Universidade Federal do Piau? - UFPI, foram acompanhadas por Ang?lica Liarth, turism?loga da referida secret?ria.

O s?tio arqueol?gico de Massap? do Piau? j? ? um patrim?nio resguardado. O objetivo da visita ao munic?pio foi proceder ao reconhecimento e avalia??o os s?tios arqueol?gicos Toca dos Morrinhos I, Toca dos Morrinhos II, Toca dos Morrinhos III e Toca dos Morrinhos IV; j? visitado pela popula??o e autoridades, com o fim de verificar sua import?ncia para a arqueologia e potencialidade para explora??o tur?stica.

O processo de reconhecimento do s?tio foi iniciado pelo Instituto do Patrim?nio Historio e Art?stico Nacional ? IPHAN. A parceria com a Secretaria Estadual de Turismo viabilizar? a constru??o de um parque ambiental que abrigar? o s?tio arqueol?gico. Esses s?tios levantados e documentados em ficha modelo ser?o inseridos no Cadastro Nacional de S?tios Arqueol?gicos do IPHAN.

Depois da visita realizada aos s?tios de Massap?, foi constatada a alta relev?ncia do acervo cultural pr?-hist?rico ali existente, al?m das pinturas e gravuras rupestres, ainda falta desvendar a diversidade de vest?gios e mat?ria-prima correspondente, evidenciada nas amostras coletadas nesses locais.

Um fator importante a ser levado em considera??o refere-se ao potencial tur?stico atra?do para a regi?o, para isso haver? uma prepara??o dos s?tios para visita??o atrav?s de projetos espec?ficos que garantam a preserva??o ambiental e cultural da regi?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES