SMTT deve devolver R$ 1,5 mi a condutores por fraudes em multas

A empresa vetada em Maceió é a mesma que opera em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Do dia 23 de outubro de 2015, início da fiscalização eletrônica, até 18 de dezembro de 2017, quando uma decisão liminar suspendeu o funcionamento dos pardais, a Prefeitura de Maceió emitiu 223.200 multas. O dado é oficial, são autos de infração registrados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e representa cerca de R$ 1,5 milhão em recursos financeiros. É esse o valor estimado que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), pode ter que devolver aos condutores autuados.

Vale lembrar que a empresa vetada em Maceió é a mesma que opera em Teresina, ganhadora de um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju, em 2015, do qual se beneficiaram além de Teresina, Aracaju e Maceió, as Prefeituras de Caruaru e Campina Grande.

Mas, para ter de volta o que pagou, o motorista terá que solicitar a devolução por via administrativa, ou seja, deve comparecer à sede do órgão, no Tabuleiro, e lá solicitar o cancelamento e o ressarcimento do valor da multa paga. “Será aberto um processo e, após análise e comprovação de que foi efetuado o pagamento do auto de infração, o condutor terá de volta a quantia paga”, disse, ontem, o assessor jurídico da SMTT, advogado Vítor Santos

Ele acrescenta que a superintendência dispõe de um centro de atendimento ao cidadão, que já está disponível para orientar os interessados. Mas o assessor jurídico reafirma a decisão do órgão de recursar da decisão judicial que determinou a retirada de todos os pardais e o cancelamento das multas desde sua implantação na cidade. “Estamos analisando, junto com a Procuradoria Geral do Município, qual o recurso, se apelação ou embargo. Mas ainda estamos no prazo para essa decisão”, disse Vítor Santos.

Ele defendeu a fiscalização eletrônica como garantia de um trânsito seguro. É tanto, continuou, que a SMTT começou a identificar desrespeito às faixas azul e de pedestre, logo depois da decisão da Justiça suspendendo a fiscalização eletrônica. “O comportamento de muitos motoristas ficou pior, mais ainda do que quando saiu a decisão liminar, em dezembro do ano passado”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES