Só 1% dos piauienses doam sangue, diz dados do Hemopi

Os dados são do Centro de Hemoterapia do Piauí, o Hemopi. Por essa razão, o Centro continua com dificuldades para conseguir deixar o estoque de sangue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter os estoques em níveis satisfatórios é sempre uma das maiores lutas da equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Isso se deve, dentre outros motivos, ao número baixo de doadores de sangue no Estado.

Hoje, no Piauí, apenas cerca de 1% da população é doadora fidelizada do Hemopi, ou seja, apenas 1% dos piauienses doa sangue regularmente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país manter os estoques regularizados é necessário que entre 3% e 5% da população doem sangue.

Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano. ?Embora tenhamos muitos doadores fidelizados no Hemopi, aqueles que doam duas ou três vezes ao ano, esse número ainda não é suficiente?, afirmou Maria Teixeira, do Hemopi.

Os estoques de sangue do Hemopi estão sempre no limite e, por isso, o hemocentro realiza campanha com frequência para conseguir doadores. O sangue que cada pessoa doa ao Hemopi abastece todo o Estado e tem uma importância imensurável para quem precisa dele.

No ano passado, a estudante Luciana Pedrosa realizou um procedimento cirúrgico e acabou necessitando de mais sangue do que seu médico havia planejado e foram as bolsas do Hemopi que salvaram sua vida.

?Antes de ir para a cirurgia, consegui junto aos meus familiares compatíveis a quantidade de sangue que acreditávamos que seria necessária, mas o procedimento cirúrgico acabou demorando mais do que o planejado e eu acabei perdendo mais sangue do que esperávamos e então precisei recorrer ao Hemopi.

A sorte é que meu tipo sanguíneo é bastante comum e acabou dando tudo certo. Mas agora sei da importância da doação sanguínea e pretendo um dia me tronar uma doadora?, afirmou.

O Hemopi necessita hoje de mais de quatro mil bolsas de sangue por mês para que possa atender a demanda de todo o Estado. Para isso, a meta diária do hemocentro é de 150 bolsas.

Além das doações conseguidas na capital, há ainda aquelas conseguidas nas agências transfusionais do interior do Estado, em cidades como Parnaíba, Floriano e Picos. O sangue conseguido nestes locais corresponde acerca de 20% de todo o estoque do Hemocentro.

Hemopi quer reabastecer estoque em comemoração ao dia do doador

As férias de julho estão chegando e durante esse período o nível dos estoques do Hemopi sofre uma queda brusca, chegando acerca de 30%, percentual bastante alto para quem está sempre no seu limite. Por causa disso, a equipe do Hemocentro realiza esta semana uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue e já aproveita para buscar novas doações.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde, que busca homenagear e agradecer os doadores de sangue que salvam vidas todos os dias.

Os doadores de sangue do Hemopi serão homenageados com apresentações culturais e uma camisa no ato da doação, durante toda esta semana.

A homenagem deste ano de 2013, "Doador sangue bom na torcida pela vida", faz referência à Campanha do Ministério da Saúde, "Torcedor Sangue Bom" que procura estimular a prática da doação de sangue junto às torcidas organizadas.

Como parte do calendário de comemorações e homenagens, hoje, a partir das 8h, apresenta-se no Hemocentro o Grupo contador de histórias. Amanhã é a vez do Grupo Companhia do Riso, com fantoches. Já no dia 14, Dia Mundial do Doador, haverá apresentação da Banda 16 de Agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES