Só um terço das cidades brasileiras têm museu, segundo dados do IBGE

A proporção demonstrou um aumento em relação a 2018, ano anterior de comparação, quando era de 25,9%

Só um terço das cidades brasileiras têm museu, segundo dados do IBGE | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2021, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º), museus estavam presentes em 29,6% dos municípios brasileiros. Esse período foi marcado pela pandemia de Covid-19. A proporção demonstrou um aumento em relação a 2018, ano anterior de comparação, quando era de 25,9%. Este índice representa o maior patamar desde 1999, embora ainda corresponda a menos de um terço das cidades.

Além disso, o IBGE destacou que, em 2021, 23,3% dos municípios brasileiros possuíam teatros ou salas de espetáculo, um aumento em relação aos 20,6% registrados em 2018. Quanto à presença de cinemas, apenas 9% dos municípios contavam com esse equipamento cultural em 2021, indicando uma leve redução em comparação com os 10% registrados em 2018. Esses dados fazem parte do Siic (Sistema de Informações e Indicadores Culturais), que compila estatísticas provenientes de diversas pesquisas do IBGE.

Entre elas, estão a Munic (Pesquisa de Informações Básicas Municipais), que em 2021 investigou os 5.570 municípios do país, e a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). O IBGE estima que, em 2021, 68,6% da população brasileira vivia em municípios com museus. Ou seja, a parcela restante, de 31,4% (quase um terço), não contava com a existência desse equipamento cultural em sua cidade. Conforme o instituto, 14,9% dos municípios estavam distantes mais de uma hora de localidades com museu. No Norte, essa proporção chegou a 70% das cidades. O Sul teve o menor percentual, de apenas 1,3%, seguido pelo Sudeste (5,3%).

Conforme apontado pelo IBGE, em 2021, 69,4% da população do país residia em municípios que contavam com teatros ou salas de espetáculo, enquanto 57,5% viviam em localidades com cinemas. O instituto também destaca que uma parcela de 18,5% das cidades brasileiras estava situada a mais de uma hora de distância de locais que ofereciam teatro. No caso dos cinemas, esse percentual era ainda maior, alcançando 34,4%.

(Com informações da FolhaPress - Leonardo Vieceli)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES