Sobe atingidos por enchentes no NE

O número de pessoas atingidas pelas enchentes no Nordeste passou de 540 mil para 606 mil em dez dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O n?mero de pessoas atingidas pelas enchentes no Nordeste passou de 540 mil para 606 mil em dez dias. ? o que mostra o ?ltimo levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligada ao Minist?rio da Integra??o Nacional.

De acordo com a Sedec, 359 munic?pios foram afetados pelas chuvas: Para?ba (121), Rio Grande do Norte (66), Maranh?o (50), Pernambuco (49), Cear? (38) e Piau? (35). Nesses estados, foram contabilizados 62.487 desalojados e 80.042 desabrigados.

Na Para?ba, o mais atingido, 23 mil pessoas j? perderam bens materiais em conseq??ncia das chuvas. Entre eles, s?o 19 mil desabrigados. Mais de 400 a?udes se romperam e 10 pontes foram destru?das.

Para complicar ainda mais a situa??o, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres alertou ?s defesas civis dos Estados do Piau?, Cear?, Rio Grande do Norte, Para?ba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, S?o Paulo, Paran?, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que haver? fortes chuvas na regi?o hoje e amanh?.

A presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Gilca Gomes, ressalta que as crian?as s?o as que mais sofrem com as enchentes. Elas ficam suscet?veis a viroses respirat?rias, diarr?ias, v?mitos, leptospirose, hepatite e dengue, principalmente por causa da polui??o das ?guas.

Segundo a m?dica, o atendimento pedi?trico no Estado ? prec?rio. Enquanto a popula??o cresceu, o n?mero de leitos infantis diminuiu consideravelmente.

"Temos um hospital infantil reformando h? sete anos. Enquanto isso, o n?mero de hepatite no interior da Para?ba cresce assustadoramente por causa das enchentes", denuncia a pediatra.

A Sedec informou que distribuiu, no ?ltimo m?s, 1.388 toneladas de alimentos para as v?timas. Os Estados do Cear?, Maranh?o e Para?ba receberam 60 kits de medicamentos. Cada um dos kits atende 500 pessoas por um per?odo de tr?s meses.

Para ajudar os desabrigados, a Confer?ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a campanha SOS Nordeste. At? o dia 15 de julho, a entidade arrecadar? recursos para comprar alimentos, medicamentos, roupas e colch?es.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES