Sobe para 268 nº de mortos após terremoto na Indonésia; 31 desaparecidos

Sobe para 252 nº de mortos após terremoto na Indonésia; 31 pessoas seguem desaparecidas

Sobe para 252 nº de mortos após terremoto na Indonésia; 31 desaparecidos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mortos após o terremoto que atingiu a Indonésia na segunda-feira (21) subiu para 268, informou o governo local nesta nesta terça-feira (22). Há ainda centenas de desaparecidos, milhares de feridos e 7.060 pessoas que tiveram de deixar suas casas por conta do tremor, que atingiu Java e foi sentido em Jacarta.

O diretor da Agência Nacional de Resgate e Buscas do governo indonésio, Henri Alfiandi, afirmou que a maioria das vítimas eram crianças que estavam na escola no momento do tremor, que ocorreu as 13h no horário local. Alfiandi afirmou ainda que o estado das estradas e de edifícios dificulta muito os trabalhos de buscas.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos - que registra tremores no mundo inteiro -, o epicentro foi em Cianjur, na região ocidental de Java, a principal ilha do país e que fica a cerca de 75 quilômetros da capital do país, Jacarta.

Foto aérea de 22 de novembro de 2022 mostra o estrago provocado por terremoto em Cianjur, na Indonésia — Foto: Antara Foto/Raisan Al Farisi/Reuters 

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, viajou à região nesta terça-feira para acompanhar os trabalhos de busca.

Autoridades de Cianjur disseram dezenas de prédios foram total ou parcialmente danificados. Houve também muitos feridos por conta das réplicas - em apenas duas horas após o tremor principal, a agência geofísica do país registrou 25 delas.

O tremor de magnitude 5,6, que aconteceu a uma profundidade de 10 km, foi fortemente sentido na área metropolitana de Jacarta, que tem centenas de prédios comerciais. Os arranha-céus da capital balançaram por mais de três minutos, e alguns foram evacuados. 

"Muitas pessoas também sofreram fraturas porque ficaram presas nos destroços dos edifícios", afirmou o chefe de administração de Cianjur, Herman Suherman, ao canal Metro TV. "Isso é de um hospital, há quatro hospitais em Cianjur". 

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 460 na província de Sumatra Ocidental. Em janeiro de 2021, um terremoto de magnitude 6,2 matou mais de 100 pessoas e feriu quase 6.500 na província de West Sulawesi.

Um forte terremoto e tsunami no Oceano Índico em 2004 mataram quase 230 mil pessoas em mais de dez países na região, mas a maioria das mortes ocorreu na Indonésia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES