Solstício de verão: saiba por que hoje será o dia mais longo do ano

Fenômeno marca o início da estação mais quente do ano nesta sexta-feira (22/12)

Solstício de verão: saiba por que hoje será o dia mais longo do ano | Imagem de wirestock no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabia que o dia mais extenso do ano no Hemisfério Sul ocorre sempre em dezembro? Em 2023, esse fenômeno, chamado de solstício de verão, está previsto para hoje, 22 de dezembro, às 00h27 (horário de Brasília). Nesta sexta-feira, o sol nasce às 05h15 e se põe às 18h52.

Esse fenômeno, impulsionado pela astronomia e marcando o início da estação mais quente do ano, conforme o próprio nome indica, assinala o exato momento em que o sol alcança sua posição mais elevada no céu, atingindo a distância máxima em relação aos pontos cardeais leste e oeste. Quando ocorre em dezembro, a disposição do Hemisfério Sul em relação ao astro solar facilita a entrada das radiações solares, resultando em dias mais prolongados e iluminados.

“Quem mora no Sudeste, no Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste no Brasil, percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias são mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar e manter as temperaturas elevadas”, informa a Climatempo.

Enquanto isso, aqueles situados acima da linha experimentam o fenômeno oposto, conhecido como solstício de inverno. Em junho, a dinâmica se inverte: devido à posição do planeta, são os países do Hemisfério Norte que entram na estação do verão, enquanto os do Hemisfério Sul recebem o inverno. Durante esse período, no Brasil, os dias são mais curtos e as noites mais longas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES