Sono pode ter impacto na resposta imunológica da vacina

Dormir bem nas duas noites anteriores à imunização melhorou a resposta imune contra o vírus da gripe

Sono pode interferir na imunização | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Descobertas científicas demonstram que há uma interação importante entre o sono e o sistema imune. Dormir bem ou mal, antes e após a imunização, pode afetar a produção de anticorpos

Pessoas vacinadas contra a Covid-19 apresentam diferentes níveis de anticorpos. E o sono pode ter um papel relevante para explicar esta desigualdade. Trabalhos científicos realizados com indivíduos imunizados contra a gripe apontam que a restrição das horas de sono, nos dias que antecedem a vacinação, pode reduzir a produção de anticorpos.

Pesquisadores da University of Califórnia observaram que dormir bem nas duas noites anteriores à imunização melhorou a resposta imune contra o vírus da gripe. Um estudo da University of North Texas com adultos com e sem insônia revelou que os insones desenvolveram menos anticorpos contra o vírus da gripe um mês após a vacinação.

´É importante que a pessoa durma bem antes de tomar a vacina/reprodução

Pesquisa

A constatação corrobora uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrando que trabalhadores em turnos apresentaram resposta imune menor à vacina contra meningite C do que seus colegas do período diurno.

“Para evitar que o sono tenha um impacto negativo sobre a produção de anticorpos, é importante que a pessoa procure dormir bem nas noites que antecedem a imunização e na noite da vacinação”, preconiza a biomédica Daniela Santoro Rosa, pesquisadora do Instituto do Sono

“Também é fundamental manter a qualidade de sono nas noites subsequentes à vacinação para permitir que o organismo consiga produzir os anticorpos de forma satisfatória”, complementa.

Dormir bem antes e depois de tomar a vacina

Dormir bem, antes e depois 

Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, apontou que indivíduos que não dormiram na noite após a vacinação contra hepatite A apresentavam quase metade dos anticorpos quando comparados com aqueles que dormiram bem. “É fundamental ressaltar que esses efeitos ainda estavam presentes após o acompanhamento de um ano, indicando que o sono participa da resposta imunológica inicial e a mantém a longo prazo”, ressalta a biomédica.

Recentemente, a respeitada revista científica britânica The Lancet, da Elsevier, publicou um comentário afirmando que a boa qualidade de sono é importante para pessoas saudáveis que se vacinam.  Mas dormir bem, antes e depois da imunização, é primordial para aqueles com sistema imunológico mais frágil, como idosos e indivíduos com comorbidades. Segundo a publicação, estender a duração de sono na noite da imunização pode “ajudar a garantir uma resposta adequada às vacinas e contribuir para reduzir a incidência de doença grave nessas pessoas”.(W.B)

Vacinação deve ser feita depois de dormir bem/prefeitura de Jaru

Boa noite de sono 

O impacto da qualidade de sono sobre a resposta imunológica já ficou bastante evidente nos estudos envolvendo vírus como o da Influenza. Entretanto, o reflexo do sono sobre a imunização contra a Covid-19 ainda não está muito claro. Para começar a desvendar esta questão, o Instituto do Sono está prestes a realizar um estudo envolvendo idosos acima de 60 anos imunizados contra a Covid-19 e com apneia de sono. A ideia é mensurar a produção de anticorpos nesses indivíduos e fazer uma comparação com outros sem apneia do sono.

Dormir bem é essencial para o sistema imune, porque durante o sono profundo ou sono de ondas lentas ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, a elevação dos níveis do hormônio associado à resposta imunológica e a queda na secreção do hormônio induzido pelo estresse (cortisol). (W.B)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES