Sopa solidária: Projeto mata a fome de quem mais precisa em Teresina

Projeto vai a comunidades em vulnerabilidade social para oferecer alimentos e carinho. Desde abril o grupo de mais de 30 voluntários têm trabalhado de forma incessante

Sopa | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sopa Solidária é um projeto que cresce a cada dia na capital. Desde o mês de abril um grupo de mais de 30 voluntários têm trabalhado de forma incessante para dar conforto e alimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O grupo iniciou com moradores de rua e agora parte para os bairros mais pobres de Teresina, distribuindo uma deliciosa sopa.

Mais de 30 voluntário participam do projeto - Fotos: José Alves Filho

No último sábado (25) a equipe foi à Vila Ferroviária, uma região escondida e praticamente esquecida da capital. Entre a linha férrea e o bairro Ilhotas, onde moram pessoas de classe média alta, o abismo social é imenso. Famílias mais pobres, que por vezes não tem o que comer, sofrem na pele a dor da fome.

Diante disso, um gesto pequeno como oferecer um prato de sopa termina sendo muito mais que isso. É um alimento e conforto para a alma daqueles que tanto precisam de mais do que a simples comida, mas, às vezes, um simples gesto repleto de carinho e cuidado que fazem toda a diferença.

A dançarina Neguxa, que ficou muito famosa nas redes sociais após ganhar uma premiação da Rede Meio Norte durante o Carnaval, é uma das madrinhas da ação. Ela mora na comunidade e sabe que a fome é uma realidade de muita gente. “Tem gente que vem aqui tomar a sopa sem ter tomado o café da manhã. Muitas crianças estão nessa situação. Essa sopa é uma bênção”, reconhece.

Grupo distribui deliciosa sopa nos bairros de Teresina Neguxa fala que as mazelas sociais aumentaram com a pandemia. “A fome voltou com tudo. O pessoal passa necessidade mesmo. Todos que podem devem ajudar os mais carentes e necessitados”, reforça Neguxa.

Comunidade faz festa para receber a sopa

Na hora da necessidade não dá para pensar em isolamento social. Muitas pessoas fizeram filas e uma grande aglomeração para receber a sopa solidária. Para Arlene Oliveira, presidenta da Associação dos Moradores da Vila Ferroviária, este tipo de ação é fundamental para a saúde dos moradores, que enfrentam problemas de subnutrição.

Ação começou no início da pandemia

“Muitas pessoas passam fome na nossa comunidade. Muita gente mesmo. Somos uma região vulnerável e repleta de problemas. Esse tipo de ação também é bom para nos dar existência. Dizer: ei, estamos aqui!”, considera.

Maria José, de 65 anos, diz que a sopa faz diferença em sua causa. “É uma delícia. Já é a garantia da janta. É uma bênção de Deus, ainda mais com o arroz tão caro, o feijão. Enfim. Tudo está caro”, reforça.

Ação iniciou com a pandemia

Grupo atua em bairros mais carentes da capital

A ação, que começou logo no início da pandemia, com apenas com três pessoas, atua na organização da ação e na doação de alimentos. A distribuição da sopa acontece a cada quinze dias em vilas, comunidades, praças, também acontece uma vez por semana com a distribuição de bolos, caldos e saladas de frutas. Em outubro eles planejam uma festa para as crianças e, em dezembro, uma ceia de Natal.

Reyla Araújo, empresária do ramo de restaurantes, iniciou o projeto com a família. “Essa ideia foi minha e do meu primo. No começo da pandemia o pessoal tava passando muita necessidade. Comecei a comprar os ingredientes e eu mesma fiz a sopa. Tenho um restaurante, que me dá toda a estrutura. Então fazer isso sabendo que vou alimentar pessoas que estão com fome e vulneráveis é impactante. É emocionante para nós. Quando servimos, percebemos como eles comem. Faço com amor, com muito tempero e de coração”, conta.

Projeto Sopa Solidária cresce a cada dia em TeresinaMuita gente já aprovou as delícias de Reyla. “Cada a ação a gente alimenta mais de 130 pessoas. Não dá para dizer a quantidade exata, mas é muita gente com a barriga cheia, graças a Deus. Tenho minhas cozinheiras, mas esses dia eu faço questão de fazer essa sopa, que é como se fosse para meus irmãos. Eles amam a sopa, falam do cheiro, do sabor. Digo é o sabor do meu amor, tempo e dedicação”, conclui a empresária.

Projeto Sopa Solidária

Sopa Solidárai vai a comunidades em vulverabilidade social

Ações ocorrem a cada 15 dias 

Grupo oferece alimentos e carinho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES