Sozinho em roça, jovem é picado por cascavel e é socorrido a tempo no Piauí

Marciano Virgílio conseguiu ser socorrido a tempo ao Hospital Regional Justino Luz em Picos. A serpente possui um dos venenos mais letais.

k | k
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lavrador Marciano Virgílio de Sousa, de 26 anos, passou por momentos de terror nesta segunda-feira (14), na localidade Camaratuba, na zona rural de São Julião, município localizado a 393 km de Teresina. O homem estava sozinho em uma roça da propriedade em que mora quando foi picado por uma cobra cascavel, serpente que possui um dos venenos mais letais.

O Meionorte.com conversou com o agricultor Virgílio, pai do jovem, que explicou como tudo aconteceu. Segundo ele, na manhã de ontem, seu filho foi sozinho para uma roça limpar cajus quando sentiu a picada do animal, que com o susto, acabou desferindo um golpe com a enxada na cobra e a matou. 

Em seguida, Marciano Virgílio, conseguiu encontrar um primo, que o levou de moto até a área urbana da cidade e de lá ele foi levado em uma ambulância para o Hospital Regional Justino Luz em Picos, onde conseguiu ser atendido e medicado a tempo. No trajeto, o jovem sentia dores de cabeça e vomitava. 

Sozinho em roça, jovem é picado por cascavel e é socorrido a tempo no Piauí (Foto: Reprodução/ Internet)

“Ele foi para a roça limpar uns cajus e foi picado pela cobra. Ele estava sozinho e quando eu cheguei em casa ele já tinha sido socorrido. Um primo foi com ele de moto para a cidade e de lá ele foi para Picos de ambulância. Era uma cobra cascavel e ele matou ela com a enxada quando sentiu a picada. Depois ele só voltou pra casa e pediu socorro. Ele estava só na roça”, detalhou o pai. 

Marciano Virgílio de Sousa já se encontra em casa após o susto e passa bem. A ação rápida após a picada evitou cenários piores para o lavrador, pois a cascavel é a serpente cuja picada causa mais mortes no Brasil. 

Como tratar uma picada de cascavel? 

A picada de cascavel não dói, segundo diversos relatos do Instituto Butantan. Quem for mordido jamais deve fazer torniquetes ou garrotes - isso agrava a ação do veneno e pode levar à amputação do membro atingido. Também não se deve enfaixar a ferida. Pode-se lavar a ferida com água e sabão ou com soro fisiológico. 

No entanto, a melhor coisa a se fazer é levar a vítima o mais rápido possível para o hospital e, de preferência, com a cobra. Isso é importante para a identificação do animal, portanto, para a administração correta do soro antiveneno, ou antiofídico. 

Se não for possível capturar a serpente, deve-se dar uma boa olhada nela, para depois descrevê-la ao médico e ele poder aplicar o soro correto.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES