SP: Cerca de 4 mil pessoas recebem vacina contra o sarampo em navio

Segundo a prefeitura, 80 profissionais de saúde vão participar do bloqueio vacinal contra o sarampo neste sábado (30).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase 4 mil passageiros que embarcam no MSC Seaview no terminal Concais, neste sábado (30), receberão a vacina contra o sarampo. O navio, teve epidemia da doença nesta temporada brasileira, faz a última escala no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo a Prefeitura de Santos, 80 profissionais de saúde vão participar de um bloqueio vacinal, a partir das 8h, por conta de um surto de sarampo ocorrido no navio em fevereiro. A ação é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário em áreas portuárias.

A prefeitura também informou que, ao todo, já aconteceram dez bloqueios no Porto de Santos, com a triagem de 50 mil passageiros, que resultaram na vacinação de mais de 28 mil pessoas. Não receberam a vacina as pessoas fora dos critérios técnicos (gestantes, menores de seis meses, idosos e pacientes com imunodepressão), as pessoas com esquema vacinal completo, comprovado em carteira e aqueles que se recusaram assinando termo de responsabilidade.

Foto: Solange Freitas/G1

Casos

O primeiro caso de sarampo foi confirmado em 1º de março, em um passageiro do navio MSC Seaview, de 21 anos e morador do Gonzaga. O segundo caso foi confirmado em 8 de março. Uma servidora participou da investigação epidemiológica na embarcação e reside no bairro Pompeia acabou contraindo a doença.

Na última segunda (25), uma menina de 4 anos moradora do Macuco, sem relação direta com o navio também foi confirmada com sarampo. Ela foi a primeira a contrair a doença sem ter contato nenhum com alguém da embarcação. Já na quinta-feira (28), uma profissional de saúde foi diagnosticada com a doença, após atender um paciente que também teve a doença.

Vacinação

Segundo a Prefeitura de Santos, desde os primeiros casos de sarampo confirmados na Cidade, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do Governo do Estado, a liberação de doses extras da vacina para uma campanha de imunização e recebeu a autorização do Ministério da Saúde.

O Município recebeu cerca de 100 mil doses e está realizando a intensificação da vacina no público-alvo de 15 a 29 anos, além da atualização de doses nas pessoas das demais faixas etárias com esquema incompleto.

Neste ano, de 1º de janeiro até o dia 27 de março, já foram aplicadas mais de 70 mil doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), incluindo a vacinação de rotina nas unidades de saúde, os bloqueios vacinais no Porto de Santos e nos locais indicados. Em apenas três meses, já houve um aumento de 176% na comparação com todo o ano de 2018 (janeiro a dezembro), quando foram aplicadas 26 mil doses da vacina.

A recomendação é de que crianças abaixo de seis meses de idade, gestantes e pessoas acima de 60 anos não sejam vacinadas. Pacientes com imunodepressão (como câncer e HIV) devem ter liberação dos médicos que os acompanham.

O calendário do Ministério da Saúde prevê a vacina contra o sarampo aos 12 meses (primeira dose) e aos 15 meses (segunda dose). Quem não foi vacinado enquanto criança precisa tomar duas doses da vacina, se tiver até 29 anos de idade, e uma dose para aqueles entre 30 e 59 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES