SP:Médico encontrado desmaiado em cabine de cruzeiro morre de covid-19

Médico italiano tinha 70 anos e foi confirmado com a Covid-19. Ele ficou 12 dias internado em um hospital de Santos (SP). Navio está em quarentena no porto.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico de 70 anos que foi desembarcado do navio Costa Fascinosa após ser encontrado desmaiado dentro de uma cabine morreu nesta quinta-feira (16). Ele estava internado há 12 dias e, de acordo com a Costa, foi confirmado com a Covid-19 após exames laboratoriais. A embarcação tem 30 casos confirmados do novo coronavírus, contando os tripulantes já desembarcados e os que permanecem no navio.

O navio está em quarentena desde o dia 19 de março no Porto de Santos, no litoral paulista. Atualmente, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a embarcação tem à bordo 20 tripulantes que testaram positivo para coronavírus, além de seis casos suspeitos da doença.

 Foto: Solange Freitas/G1

O médico italiano foi desembarcado na noite de sábado (4) após ser encontrado desmaiado dentro da cabine. De ambulância, ele foi encaminhado para um hospital da cidade, onde permaneceu internado por 12 dias.

De acordo com a Costa Cruzeiros, o médico foi desembarcado inicialmente com suspeita de infarto. Porém, logo no atendimento foi apontada a suspeita de Covid-19, posteriormente confirmada em teste de laboratório.

O médico foi o último tripulante da embarcação a sair do navio para atendimento de emergência.

Histórico

O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Em 19 de março, a embarcação foi colocada em quarentena, que deve ir até 26 de abril, após a confirmação de Covid-19 em uma passageira que estava a bordo. O encerramento da quarentena dependerá da evolução dos casos suspeitos que estão em isolamento na embarcação.

Dez pessoas já foram desembarcadas para atendimento de emergência, sendo que o último caso aconteceu no dia 4 de abril. Agora, com os desembarques já autorizados, o navio tem 452 tripulantes.

Dos dez tripulantes que desembarcaram para atendimento médico de emergência, todos foram confirmados com Covid-19 por exame laboratorial. De acordo com a Anvisa, quatro deles estão curados e já receberam alta hospitalar; mas três ainda estão em UTI em situação de risco, sendo um em estado gravíssimo. Os outros três estão internados, mas sem necessidade de assistência em UTI.

Atualmente o Costa Fascinosa tem à bordo, de acordo com a Anvisa, 20 tripulantes que testaram positivo para coronavírus, além de seis casos suspeitos da doença.

No total, o navio monitora 26 casos, entre os confirmados e suspeitos. Destes, 19 são de tripulantes filipinos que tiveram a doença confirmada por testes rápidos no sábado (11). O outro caso confirmado foi de um indiano, que havia sido testado em uma inspeção anterior da Anvisa. Além disso, outros seis são considerados suspeitos pelos sintomas apresentados.

Costa Fascinosa

Segundo a Costa informou ao G1, a última viagem da temporada do Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17.

Desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado da temporada de cruzeiros no país por conta da pandemia.

A determinação da Anvisa é que os casos com sintomas sejam colocados em quartos com varanda e que não sejam autorizados a sair das cabines. Qualquer sintoma relacionado ao sistema respiratório deve ser colocado em isolamento na embarcação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES