SP tem o maior surto de dengue da história

SP tem o maior surto de dengue da história

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado de S?o Paulo vive o maior surto de dengue da hist?ria. De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 62.221 casos da doen?a. O n?mero ? 24% maior do que o total registrado em 2006 (50.027 casos). Neste ano j? h? 20% mais casos do que em 2001, quando o estado teve o maior n?mero de infectados na hist?ria: 51.668.

Em 2007, 16 pessoas morreram de dengue hemorr?gica. O mosquito transmissor da doen?a j? foi encontrado em mais da metade das cidades paulistas.

Por causa do surto, a secretaria estadual de sa?de far? a "Opera??o Pente Fino" de combate ao Aedes aegypti em 78 munic?pios, considerados o epicentro da doen?a no estado. Vinte e cinco mun?cipios que receber?o a opera??o j? haviam sido anunciados na semana passada. S? nesta segunda-feira a Secretaria completou a lista.

S?o cidades que tiveram grande n?mero de casos ou alta incid?ncia de dengue nos ?ltimos tr?s anos. Tamb?m ser?o inclu?dos munic?pios que ainda registram transmiss?o da doen?a nesta ?poca de frio, al?m de locais tur?sticos, com grande fluxo de pessoas ao longo do ano.

O objetivo ? agir nos pr?ximos tr?s meses, durante o per?odo de ?entressafra? do mosquito transmissor (Aedes aegypti), para evitar que a doen?a retorne com for?a no pr?ximo ver?o. Para a opera??o, 110 profissionais foram contratados.

Dentre os trabalhos que ser?o realizados durante a opera??o est?o o controle de im?veis estrat?gicos (cemit?rios, dep?sitos, ferros-velhos e pr?dios comerciais, por exemplo), aux?lio na visita casa a casa, levantamento do n?vel de infesta??o de larvas do mosquito e a?es para bloquear a transmiss?o da doen?a.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES