Space Cross, perua da WV, vem equipada para disputar mercado

A Space Cross é atraente aos olhos de quem busca um carro completo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não poderia ser diferente: a versão aventureira da SpaceFox é, literalmente, a cara do CrossFox. Mas até que a Space Cross tem lá suas distinções. A começar pelo próprio nome, separado e com o Cross como sobrenome, em vez de prenome. "A sonoridade do nome Space Cross é melhor do que CrossSpace, como seria se seguíssemos a regra aplicada no CrossFox. Quanto ao fato de ser separado, é porque adotaremos o nome Cross para determinar as versões aventureiras dos produtos, independentemente de sua família, como já acontece com a Saveiro Cross", diz Henrique Sampaio, gerente de marketing da Volkswagen.

A dianteira, igual à do CrossFox, tem personalidade em relação à versão "civil" da SpaceFox. A metade inferior do para-choque incorpora uma grade tipo colmeia e enormes faróis auxiliares de dupla função: de neblina e longo alcance. Na borda inferior, a porção central cinza fosco repete o acabamento do parachoque traseiro, combinando com os estribos laterais e a capa dos retrovisores - as rodas de liga leve aro 15 são pintadas de um tom um pouco mais escuro de cinza. Ainda no perfil, a Space Cross mostra arcos de para-lamas sem pintura, como o CrossFox, mas as portas ganharam um friso largo de plástico, em vez do adesivo aplicado no hatch aventureiro. Na traseira, nada de estepe à mostra: assim como ocorre nas concorrentes Palio Adventure e 207 Escapade, o pneu sobressalente viaja no porta-malas. Internamente, é preciso caçar os detalhes que caracterizam a versão aventureira, como a inscrição Cross na manopla de câmbio e no encosto dos bancos, esta última uma exclusividade das unidades sem o opcional dos bancos de couro.

Tudo de série

Além de conversar com os admiradores do estilo aventureiro, a Space Cross é atraente também aos olhos de quem busca um carro completo. Por 57.990 reais, você leva ar-condicionado, direção hidráulica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ABS e airbag duplo. Mesmo os mimos menores estão presentes, como gaveta sob o banco do motorista, rede elástica no porta-malas, limpador de para-brisa e faróis com acionamento automático, computador de bordo, mesinhas rebatíveis no encosto dos bancos dianteiros e sensor de estacionamento. Se pessoas de estaturas distintas vão se revezar ao volante, tudo bem: o banco do motorista e os cintos dianteiros têm ajuste de altura e o retrovisor direito inclina para baixo quando a ré é acionada. Só não se esqueça de preparar cerca de 390 reais pelo opcional da coluna de direção ajustável em altura e profundidade. Revestimento de couro, rádio e volante multifuncional completam a linha de itens comprados à parte. A versão I-Motion, com câmbio automatizado, custa a partir de 60.690 reais.

Na pista, a station mostra que o motor 1.6 VHT, referência em eficiência há alguns anos, hoje está nivelado à concorrência. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e consome 6,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada. Ou seja, é mais lenta (12,3 s) e beberrona (6,4 e 9,4 km/l) que a 207 Escapade. Ainda assim, a mecânica da perua VW é elogiável pelo equilíbrio: o motor oferece seu torque máximo (15,6/15,4 mkgf) em baixa rotação (2500 rpm), o câmbio MQ200 tem engates precisos e rápidos e a suspensão alia com competência conforto e estabilidade, mesmo tendo sido elevada (em 33 mm na dianteira e 35 mm na traseira) em relação à Space Fox.

A Space Cross quer fazer frente à lider (e mãe) do segmento, a Palio Adventure, que aposta num visual mais radical - uma receita contrária à aplicada na discreta VW, que é mais urbana que aventureira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES