Spray nasal pode atrapalhar suas relações sexuais, entenda

O remédio “seca” algumas mucosas para reduzir as secreções.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem sofre com alergias respiratórias ou com gripes e resfriados recorrentes, provavelmente, já se habilitou a carregar um spray nasal na bolsa e, ao menor sinal de uma fungada no nariz, ele já se torna a solução "milagrosa". No entanto, o que você talvez nunca tenha imaginado é que os descongestionantes nasais podem afetar até mesmo o seu prazer sexual.

Para que serve?

Chamado de anti-histamínico, esse tipo de remédio é comumente utilizado no tratamento de reações hipersensíveis a doenças alérgicas, como rinite ou urticária (causada por picada de mosquito, por exemplo). O remédio bloqueia a ação de substâncias que desencadeiam a crise alérgica e ajudam a diminuir inflamações, contraindo os vasos sanguíneos. De maneira geral, o remédio "seca" algumas mucosas para reduzir as secreções.

Lubrificação vaginal

É, justamente, essa ação que pode atrapalhar o seu prazer na hora do sexo. "Não é uma regra, mas alguns medicamentos, como o anti-histamínico, podem diminuir a lubrificação da vagina. A lubrificação ocorre principalmente pelo aumento da circulação sanguínea e dilatação dos vasos na região genial, e o anti-histamínico tem um efeito de contrair e diminuir a permeabilidade dos vasos, dificultando a lubrificação", explica a ginecologista Dra. Lilian Fiorelli, especialista em sexualidade humana da Alira Medicina Clínica.

Desejo sexual

Segundo a ginecologista, outros remédios também podem afetar a vida sexual da mulher. "Mesmo que sejam efeitos leves e raros, para algumas mulheres são perceptíveis. É sempre importante investigar também outras causas nestes casos", afirma.

Medicamentos antidepressivos, benzodiazepínicos, anticonvulsionantes e até mesmo alguns anticoncepcionais podem afetar o desejo sexual. "Eles alteram a atividade de alguns neurotransmissores e hormônios que participam da função sexual, como dopamina, serotonina e testosterona, por exemplo", explica a médica, "toda mulher com alterações sexuais, como diminuição de desejo, orgasmo ou lubrificação precisa investigar quais são, de fato, as causas do problema", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES