Start-up francesa cria roupas de inverno feitas com pontas de cigarro

Contra a polução, as bitucas de cigarro descartadas são transformadas em roupas

Pontas de cigarros são transformadas em roupas de inverno | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada filtro de cigarro deixado na natureza leva 12 anos para desaparecer, e deixa com ele substâncias químicas pelo caminho. Para resolver este problema, uma start-up francesa desenvolveu um método para despoluir os filtros e reutilizá-los. O material tratado vira tecido e é usado na confecção de roupas de inverno.

Mesmo sendo pequnos, os cigarros são uma grande fonte de poluição (Foto: Divulgação)Tudo começa na periferia de Paris, em Saint-Denis, onde o coletivo No Mégots (Sem bitucas) faz um trabalho específico de conscientização sobre a toxicidade das pontas de cigarro deixadas no meio ambiente.

O coletivo também trabalha na coleta das bitucas, espalhando lixeiras apropriadas e recolhendo o material.

A coleta é enviada para a empresa TchaoMegot, que desenvolveu um tratamento específico para despoluir o material e reciclá-lo.

As pontas de cigarro são transfrmadas em coletes por start-up francesa (Foto: Reprodução)

A primeira coisa é selecionar o material. A folha de papel, as cinzas e o resto de tabaco de cada cigarro são separados e vão para a compostagem. Os filtros passam por um tratamento que extrai cerca de 5.000 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina.

A fibra obtida a partir do tratamento dos filtros não tem cheiro e não é tóxica. E vira matéria-prima de um tecido isolante, que pode ser usado na construção civil, para o isolamento de paredes, ou na fabricação de roupa. "Temos a vocação de nos tornarmos um dos principais atores da reciclagem de pontas de cigarro na França, e também no território europeu. Estamos investindo em uma unidade industrial para poder processar uma quantidade ainda maior de cigarros", explica a engenheira da TchaoMégot Amélie Velte.

Neste ano, a start-up decidiu apostar no uso de sua fibra ecológica para fazer coletes de inverno veganos e “made in France”.

Cada colete de inverno utiliza os filtros de 3.200 cigarros, e é vendido por 100 euros (cerca de R$ 600).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES