STF atende Lula e Dallagnol será julgado em conselho por PowerPoint

Procurador da Lava Jato mostrou apresentação em PowerPoint em 2016, durante explicação sobre a denúncia contra Lula no processo do tríplex no Guarujá (SP)

STF atende Lula e Dallagnol será julgado em conselho por PowerPointa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do STF (Superior Tribunal Federal), Edson Fachin, deferiu em parte na noite de ontem um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o julgamento do procurador Deltan Dallagnol no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Com a decisão, Deltan deve ser julgado ainda hoje no conselho pelo caso da apresentação em PowerPoint mostrada pelo procurador em 2016, durante explicação sobre a denúncia contra o petista no processo do tríplex no Guarujá (SP). Com informações do UOL.

Fachin entendeu que há um risco real de prescrição do prazo para a aplicação de qualquer tipo de pena ao procurador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Isso porque o processo corre desde 2016 e o julgamento no CNMP já foi adiado, segundo a defesa de Lula, por 41 vezes.

Procurador da Lava Jato mostrou apresentação em PowerPoint em 2016, durante explicação sobre a denúncia contra Lula no processo do tríplex no Guarujá (SP)

"Ainda que indeterminado o conteúdo do direito à razoável duração do processo, ele não pode dar amparo à prescrição do direito daqueles que se recorrem a tempo aos poderes públicos", escreveu em sua decisão Fachin, que é o relator da ação aberta pela defesa do ex-presidente.

"A potencial incidência da prescrição é, portanto, um conteúdo mínimo do núcleo de determinação do conceito de razoável duração", acrescentou o ministro do STF.

Em caso de novos adiamentos pelo CNMP, a prescrição total da possibilidade de punições ocorreria em 14 de setembro. Atualmente, já houve a prescrição da possibilidade de serem aplicadas punições mais brandas a Dallagnol, como advertência, censura ou suspensão, restando apenas as alternativas de demissão ou cassação da aposentadoria.

PowerPoint polêmico 

A apresentação feita por Dallagnol em 2016 é considerada como abuso de poder pela defesa de Lula. No PowerPoint, o ex-presidente aparecia como comandante de uma suposta organização criminosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES