STF derruba contratos temporários para sistema penitenciário do Maranhão

STF julgou inconstitucional a lei maranhense que permitia a contratação temporária no sistema prisional do estado,

Relator Gilmar Mendes votou pela inconstitucionalidade da matéria | Carlos Moura / STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão virtual, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela inconstitucionalidade da Lei ordinária 10.678/2017 do Maranhão, que permitia a contratação temporária de pessoal no âmbito da administração penitenciária estadual. A decisão foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7098, movida pela Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen-Brasil), que alegava que a norma violava os artigos 37 e 144 da Constituição Federal.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendesem seu voto seguido pela maioria dos ministros, apontou a jurisprudência do STF que estabelece que a contratação temporária só é admitida em casos excepcionais, desde que haja previsão legal, prazo determinado e comprovada indispensabilidade da necessidade da contratação. Além disso, a contratação temporária é vedada em serviços ordinários permanentes do estado.

O ministro Gilmar Mendes destacou que a lei maranhense violava especialmente o artigo 144 da Constituição, que prevê que os quadros de servidores das polícias penais federais, estaduais e distrital devem ser compostos exclusivamente por meio de concurso público ou pela transformação de cargos de agentes penitenciários e equivalentes. Portanto, a possibilidade de contratação temporária para cargos na administração penitenciária é vedada.

O relator votou pela procedência do pedido de inconstitucionalidade da norma e propôs a modulação dos efeitos da decisão, de modo que a proibição da contratação temporária passe a vigorar somente dois anos após a publicação da ata do julgamento, visando garantir a segurança jurídica.

No entanto, o ministro Luís Roberto Barroso apresentou voto divergente, defendendo que a contratação por prazo determinado poderia ser admitida, desde que fosse indispensável para suprir necessidade temporária e de interesse público excepcional, e limitada ao tempo necessário para a realização do concurso, com prazo máximo de dois anos.

Em resumo, o STF julgou inconstitucional a lei maranhense que permitia a contratação temporária no sistema prisional do estado, considerando que violava a Constituição Federal, especialmente o artigo 144, e estabelecendo a modulação dos efeitos da decisão para que a proibição da contratação temporária entre em vigor após dois anos da publicação da ata do julgamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES