STF julga a favor dos aposentados do INSS e poderá elevar benefícios

Revisão da vida toda, que poderá elevar benefícios, mas lembrando que não vale para todos

Ministro Alexandre de Moraes tinha pedido revisão | Nelson Jr/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aposentados do INSS que entraram com ação contra o órgão, buscando requerer inclusão de todas as contribuições previdenciárias anteriores ao ano de 1994, dentro do cálculo da aposentadoria, tiveram uma vitória no Supremo Tribunal Federal (STF). 

É que na madrugada desta sexta-feira(25) o ministro Alexandre de Moraes deu o voto de minerva, colocando-se a favor da "revisão da vida toda". Antes só eram considerados os recolhimentos feitos ao INSS após esse período, ou seja, depois o Plano Real, o que diminuiu o valor do benefício de muitos segurados.

Ministros Alexandre de Moraes deu o voto de minerva - Nelson Jr/STF

Pedido

O julgamento teve um pedido de vistas por parte de Alexandre de Moraes em junho do ano passado. Ele queria analisar o impacto que a revisão causaria ao erário público. Segundo informações do EXTRA, de acordo com o INSS, seriam gastos R$ 46 bilhões até 2029, olhando ai as revisões e concessões, o que não se aplica ao caso em julgamento. No entanto, após o pedido de vista e análise dos cálculos, o ministro deu seu voto de minerva em favor dos segurados.

A Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o INSS na ação, vai aguardar o resultado final do julgamento para se manifestar.

Ministros podem mudar o voto

É importante destacar que, apesar de todos os 11 ministros do Supremo já terem votado, o prazo para conclusão do julgamento acaba em 8 de março, até lá pode ser que algum ministro decida mudar o voto, ou ainda pode pedir que caso seja analisado em destaque. O que isso quer dizer? Que o julgamento, que ocorreu de forma virtual, tenha que ser levado ao plenário para análise presencial dos ministros. Se isso ocorrer, o julgamento vai voltar à estaca zero.

Nem todos os aposentados tem direito a revisão - Henry Milleo/ Agência Brasil 

Cálculo

— Não é impossível, mas acho improvável que isso (pedido de destaque) ocorra. Até porque todos os ministros já votaram — avalia o advogado Murilo Aith, do escritório Aih, Badari e Luchin.

— O INSS fez os cálculos do impacto financeiro baseado em suposições, mas não levou em conta que nem todos os aposentados têm direito à revisão por conta de algumas questões: há um prazo de dez anos a contar do primeiro benefício (prazo decadencial) para que ele possa entrar com ação; somente aposentadorias concedidas depois de novembro de 1999 se enquadrariam na revisão, e aposentadorias concedidas após a reforma da Previdência também não teriam direito — avalia João Badari, sócio de Murilo Aith e representante do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), que contestou os cálculos apresentados pelo INSS sobre o impacto nas contas públicas.

O advogado João Badari, no entanto, faz um alerta:— Nem todos os casos resultam em aumento de benefício é preciso antes de tudo fazer um cálculo para verificar se a regra será mais vantajosa. Sem contar que nem todos os aposentados têm direito à revisão da vida toda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES