STF: Legalização de aborto de fetos anencéfalos causa polêmica no Piauí

Era ainda mais complicado quando não se podia detectar a deficiência antes do parto e os traumas eram maiores depois.

GRAVIDEZ | No cotidiano, muitas mulheres decidem não continuar a gravidez quando descobrem a deficiência do feto | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O assunto sobre aborto é responsável por causar debates acalorados, além de ser pauta de reivindicação do movimento de mulheres. Nesta última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal autorizou o aborto de bebês anencéfalos (sem cérebro), atendendo a ação movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS).

Segundo o obstetra Acilino Ferreira Ramos, não existem na literatura relatos de que esses bebês tenham vida prolongada, vivendo, assim, de horas a dias, pois têm a vida incompatível com a vida extrauterina. Para o obstetra a decisão do Supremo foi acertada, pois na sua opinião quem deve decidir quanto ao destino da gravidez é o casal. ?Acho salutar a decisão, assim o casal poderá decidir quanto a gravidez, que é o espírito da Lei em questão. Assim, as mulheres não serão mais consideradas criminosas. Penso que é uma lei que agrada a gregos e troianos, já que aqueles mais religiosos podem decidir por manter a gravidez?, diz Acilino Ferreira referindo-se ao debate travado por religiosos que são contrários ao aborto.

Quanto aos riscos à saúde da mulher há uma corrente que diz que os perigos com relação a este tipo de gravidez são os mesmos como relação a qualquer outro. No entanto, há uma segunda tendência que considera que esta gravidez pode haver um aumento com relação a determinados tipos de patologias,

questionando, assim, se valeria a pena submeter à mãe a riscos desnecessários.

É como questiona o casal Gisela de Sousa Reis (19) e Vitor Augusto D?Oliveira (20), que espera seu primeiro bebê. ?Pelo que entendo não há expectativa de que a criança viva, então não tem por que a mãe passar por isso. Eu mesmo optaria por interromper a gravidez?, conta

Gisela. Vitor corrobora da ideia de Gisela. ?Se fosse possível o bebê sobreviver através de aparelhos, eu

concordaria, mas já que não tem condições, não tem por que submeter a mulher a essa espera e depois a uma frustração, já que ela já começa a amar o bebê desde a barriga?, indaga.

Já para Leila Maria Ferreira (26), grávida de seu segundo bebê, a decisão deveria partir da mulher, no entanto, no seu caso, não interromperia a gestação. ?Eu continuaria com o bebê nem que fosse para ter ele nas minhas mãos por alguns segundos?, relata.

Chaiane dos Santos Pereira (23), que terá o segundo bebê, é partidária do argumento religioso que diz defender a vida. ?Eu mesmo não deixaria de ter o bebê, mesmo sabendo que ele não sobreviveria, pois trata-se de uma vida?, argumenta.

A Igreja Católica lamenta a decisão do Supremo, pois segundo o padre Toni Batista, a religião é a favor

da vida e não leva em consideração qualquer tipo de padrão de beleza ou saúde. ?A decisão do Supremo não vai mudar em nada o evangelho deixado por Jesus Cristo. Temos certeza de que o bebê não viverá, mas se a natureza se encarrega, não cabe ao homem apressar?, diz.

O movimento de mulheres comemora a decisão do Supremo Tribunal Federal, pois lembra que esta é uma pauta histórica que versa sobre o poder das mulheres decidir sobre o seu próprio corpo e não serem condenadas por isso. A legislação diz que as mulheres que fazem aborto podem Levar de 1 a 4 anos de cadeia. As mulheres questionam por que o Estado pode condenar pessoas por uma decisão que diz respeito ao seu corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES