STF: Terras produtivas que não cumpram função social podem ser desapropriadas

A Constituição estabelece que a função social é cumprida quando a propriedade rural possui aproveitamento racional e adequado

STF decide que terra produtiva que não cumpra função social é passível de desapropriação | Gilson Abreu / AEN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade de regras da Lei da Reforma Agrária, de 1993, para desapropriação da propriedade privada que não cumprir sua função social — mesmo se for produtiva. A sessão virtual se encerrou na última sexta-feira (1º/9). A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada em 2007 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

De acordo com a argumentação da CNA seria impossível exigir os dois requisitos simultaneamente. "Seja para a conceituação da propriedade produtiva, seja para a caracterização da função social". A entidade também argumentou que permitir a desapropriação de imóvel produtivo que não cumpra função social é "dar-lhe tratamento idêntico ao dispensado às propriedades improdutivas”.

Para a CNA, a lei de 1993 embaralha os conceitos de grau de utilização da terra e grau de eficiência em sua exploração, assim a norma daria tratamento idêntico às propriedades produtivas e improdutivas, contrariando assim a Constituição. A entidade ainda argumentou que a exigência de produtividade invalida o requisito constitucional do "aproveitamento racional e adequado".

O relator da matéria no STF, ministro Edson Fachin, em seu voto, afirmou que é "pelo uso, socialmente adequado, que a propriedade é legitimada". Fachin foi seguido em seu voto, por todos os demais ministros da Corte. O magistrado destacou ainda que o próprio texto constitucional "exige, de forma inequívoca, o cumprimento da função social da propriedade produtiva como requisito simultâneo para a sua inexpropriabilidade".

O ministro ressalta, ainda, que a consequência do descumprimento da função social não é a expropriação, que consiste na retirada forçada do bem, mas a desapropriação, que objetiva indenizar o proprietário pela perda.

A Constituição estabelece que a função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, os seguintes requisitos: aproveitamento racional e adequado, utilização adequada dos recursos naturais, cumprimento da legislação trabalhista e exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e trabalhadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES