STJ cassa decisão e obriga farmácias a obedecer Anvisa

As normas da agência restringem a comercialização de medicamentos pelas farmácias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça suspendeu as decisões da Justiça Federal do Distrito Federal e de São Paulo que autorizavam farmácias a não cumprir as normas editadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi tomada pelo vice-presidente da corte, ministro Ari Pargendler, na tarde desta terça-feira.

As normas da agência restringem a comercialização de medicamentos pelas farmácias, limitando o acesso direto dos consumidores com o objetivo de coibir a automedicação. As decisões cassadas beneficiavam farmácias filiadas à Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drograrias (Abrafarma) e à Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias (Febrafar).

Os estabelecimentos questionaram as normas e as instruções normativas que determinam quais medicamentos e produtos podem ser comercializados nas farmácias, e quais podem ficar ao alcance do consumidor.

A Anvisa argumentou à Justiça que as normas foram elaboradas com base em anos de estudo com objetivo de proteger a saúde da população, além de combater a automedicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES