STJ nega liberdade a condenado pela morte do radialista Jorge Vieira

STJ nega liberdade ao assassino de Jorge Vieira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mestre de obras Geraldo da Silva e Silva condenado a 19 anos pelo homic?dio do radialista Jorge Vieira da Costa, vai continuar preso. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justi?a), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, negou a liminar em habeas corpus que buscava que ele cumprisse a pena em liberdade.

De acordo com o STJ, Geraldo foi preso junto com dois c?mplices. Ele ? acusado de ter matado a tiros o radialista piauiense Jorge da Costa, em 23 de mar?o de 2001 na cidade de Timon, no Maranh?o.

Submetido ao plen?rio do Tribunal do J?ri, o mestre de obras foi condenado a 19 anos de reclus?o, sendo-lhe dado o direito de recorrer em liberdade. Entretanto, ap?s a decis?o, Geraldo foi acusado de realizar um assalto em Teresina, no Piau?, mas foi provado apenas o crime de porte ilegal de arma. Com isso, o juiz decretou a pris?o preventiva dele.

A defesa apelou, e o TJ-MA (Tribunal de Justi?a do Maranh?o) negou o pedido por entender que quando foi decretada a pris?o preventiva o processo estava na primeira inst?ncia. Al?m disso, levou em considera??o o fato de Geraldo ?persistir na pr?tica delitiva?. Por isso, afirmou que a cautelar era necess?ria para garantir a ordem p?blica e assegurar a aplica??o da lei penal.

No STJ, Geraldo alega incompet?ncia do ju?zo para decretar a pris?o cautelar, uma vez que, tendo sido concedido o direito de apelar em liberdade, n?o poderia o juiz de primeiro grau revogar o benef?cio. Sustenta, ainda, n?o haver fundamenta??o id?nea para a pris?o preventiva.

Segundo o ministro Barros Monteiro n?o h? constrangimento ilegal, uma vez que os motivos expostos pelo TJ-MA s?o suficientes para fundamentar a pris?o. O m?rito do habeas corpus ser? julgado pela 6? Turma do STJ ap?s a chegada do parecer do Minist?rio P?blico Federal. O relator ? o ministro Hamilton Carvalhido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES