Strans cadastra 100 veículos durante greve dos motoristas em Teresina

A categoria realizou assembleia na manhã desta segunda (13), os trabalhadores rejeitaram a proposta dos empresários e decidiram manter a greve por tempo indeterminado

comissao | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas e cobradores de ônibus decidiram manter a greve por tempo indeterminado com  100% da frota de ônibus parada, após assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (13), com os trabalhadores do transporte coletivo em Teresina.  

Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que cadastrou 100 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans, para circularem durante o período de greve.

A categoria reivindica aumento no salário, no auxílio-alimentação e outros benefícios. Na última sexta-feira (10), o Sintetro se reuniu com representantes da prefeitura e do Setut, mas as partes não chegaram a nenhum acordo.

Usuários relatam que ônibus não estão circulando em Teresina - Foto: Raíssa Morais

Após a assembleia desta manhã, a categoria seguiu rumo a Prefeitura de Teresina, onde acontece uma reunião com os empresários que estão tendo prejuízos com a greve.  

De acordo com a legislação, os trabalhadores devem manter uma frota de, pelo menos, 30% em circulação. Em caso de descumprimento, o sindicato dos trabalhadores pode ser punido com multa. 

Representantes da categoria participaram de reunião na Praça da Bandeira - Foto: Raíssa Morais 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado (Sintetro), as principais reivindicações são a assinatura da convenção coletiva, reajuste salarial dos motoristas para R$ 2.830 com jornada de 7h20, plano de saúde e ticket alimentação de R$ 600.Representantes da categoria participaram de reunião na Praça da Bandeira - Foto: Raíssa Morais

Confira a nota na íntegra da Strans:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que diante do indicativo de greve dos motoristas e cobradores anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários (Sintetro), prevista para início nesta segunda-feira (13), e assim que recebeu o ofício por parte do sindicato dos trabalhadores, deu início a convocação e ao cadastro de veículos para circularem durante o período de greve no transporte público na Capital.

A Strans informa que já consta no sistema da Gerência de Licença e Concessão, setor responsável pelo cadastro e vistoria dos veículos, para operar durante a greve dos trabalhadores do transporte público, um total de 100 veículos cadastrados (de 254 veículos que constam no banco de dados do órgão) entre ônibus, micro-ônibus e vans que já  foram vistoriados e com prévia autorização do órgão para operar nas diversas linhas de ônibus determinadas a cada veículo cadastrado pela Strans, e assim atender aos usuários do transporte público na Capital, a partir desta segunda-feira (13).

Além dos veículos cadastrados para reforço, o sistema dispõe de 20 vans que operam no transporte alternativo e vão continuar atendendo a população neste período de greve dos trabalhadores do transporte público. Importante destacar que durante a greve dos trabalhadores do transporte público, os consórcios que operam o sistema do transporte público precisam disponibilizar a porcentagem mínima de 30% dos veículos da ordem de serviço determinada pela Strans, seguindo o que determina a legislação em caso de greve.

Por fim, destacamos que em caso de dúvidas sobre a documentação para realizar o cadastro dos veículos, o interessado pode entrar em contato com o setor responsável através do WhatsApp (86) 3122-7609.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES