HUT: Pacientes são obrigados a vigiarem macas no hospital

Com o aumento da demanda no final do ano, a superlotação piorou.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Hospital de Urgência de Teresina os pacientes e acompanhantes estão chegando ao ponto de vigiar as macas que se acumulam já na entrada da unidade pública de saúde.

Esse é o relato da dona de casa Maria da Cruz do Nascimento, que desde sábado aguarda pela realização da cirurgia da mãe, que caiu sobre o braço e precisa operar o punho. Com o fim do ano, a demanda no hospital aumenta e superlotação, que é um problema constante, agrava- se.

Maria da Cruz mora em Lagoa do Piauí e reclama que o hospital não possui estrutura suficiente para tantas pessoas.

A maca da mãe encontra-se na recepção e ela conta que os corredores estão abarrotados de pacientes e acompanhantes. Ela relata que durante estes dias com a mãe tem dormido em banquinho de ferro.

Além das condições estruturais, ela também questiona o atendimento. A dona de casa afirma que teve que cobrar o café da manhã e a medicação da mãe, pois os funcionários haviam esquecido.

Ela acrescenta que não há médicos e a falta de informações deixa todos muito angustiados. Segundo Maria da Cruz, só enfermeiras aparecem para avaliar o estado dos pacientes.

Ela afirma que já cansou de esperar e que deseja levar a mãe embora, mas a o HUT não deu alta. ?Não fazem nada e nem dão alta. Se minha mãe fosse bem novinha, eu saía escondida. Só porque é uma cirurgia simples, eles ficam desprezando a gente?, afirma.

Compartilhando a mesma sensação de desprezo, Júlio Pires e Benedito Pires são primos e vieram de Parnarama, no Maranhão. Eles sofreram um acidente de moto e ambos precisam operar a clavícula.

Os jovens relatam que estão há 08 dias aguardando esta cirurgia. Eles confirmam que as macas são disputadas e muitas são até improvisadas e que a presença de médicos é raríssima. ?Ninguém vê médico aqui, não. Só enfermeiras?, declara Júlio.

Em estado mais grave, Manuel Cajueiro, de 73 anos, encontra-se na semi UTI sedado. O filho dele, Antônio de Pádua, veio de Brasília acompanhar a situação do pai, que sofreu um acidente de moto e quebrou a bacia, o maxilar, sofreu traumatismo craniano e desvio na medula.

Segundo Antônio, o estado do pai é grave e deveria estar numa UTI. ?A gente fica com as mãos atadas, porque além de não transferirem pra UTI, não dão nenhuma informação. São todos ignorantes e estressados. Acho que pela quantidade de gente?, avalia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES