Suplementos foram criados para atletas e não para usuário de academia

O alerta foi feito pela professora Sônia Maria Bordin, Phd em Nutrição, que está realizando o curso “Nutrição Desportiva”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comuns entre alunos de academia de musculação em Teresina, os suplementos alimentares não são recomendados para este público e podem trazer problemas de saúde futuros para seus usuários. O alerta foi feito pela professora Sônia Maria Bordin, Phd em Nutrição, que está realizando o curso ?Nutrição Desportiva? no 9º Congresso Piauiense e 9º Encontro Interdisciplinar da Federação Internacional de Educação Física (Fiep). O evento acontece até este sábado, dia 10, no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí.

Sônia Bordin, professora do Paraná, disse que os suplementos foram criados para o atleta e não para alguém que frequenta a academia quatro vezes por semana em, no máximo, duas horas de treino. ?O atleta tem o exercício direcionado, programado por um período de tempo objetivando a competição, a melhoria do desempenho. O aluno de academia tem como objetivo, em geral, a estética?, explica a nutricionista.

A professora enfatiza que o excesso de proteína pode levar ao aparecimento de tecido adiposo de reserva, aumentando a triglicérides e causando problemas de saúde no futuro. ?O Brasil é terceiro país do mundo onde mais se consome suplementos. E não é por atletas?, alerta.

Sônia ressalta ainda que cada indivíduo tem uma necessidade e resultado diferente e que, por isso, deve-se evitar comparações com o colega. ?É importante também respeitar os horários da alimentação. Há muitas informações desencontradas sobre que tipo de alimento consumir e a que hora. E existem ainda casos de alunos que não respeitam a alimentação prescrita?, diz.

A nutricionista conclui que não existe uma conscientização sobre a importância da nutrição para o desporto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES