Supremo nega inscrição na OAB a bacharel sem Exame de Ordem

Supremo nega inscrição na OAB a bacharel sem Exame de Ordem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para exercer a profiss?o de advogado, o ex-juiz classista na Vara do Trabalho de Indaiatuba (SP) e bacharel em direito desde 2001 Jos? Roberto Guedes de Oliveira ter? de prestar o Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A decis?o ? da ministra Ellen Gracie, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), que arquivou a??o do ex-juiz.

Em mandado de seguran?a, Jos? Roberto contestava a obrigatoriedade de prestar o Exame da Ordem para poder exercer a profiss?o, conforme disposto no Estatuto da OAB [Lei 8.906/94], artigo 8?, IV.

Ele afirmou que a obrigatoriedade de aprova??o no exame para ingresso na entidade, prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB, ? abomin?vel, ?um fato sui generis no mundo do trabalho profissional, mormente aqui no Brasil, onde nem mesmo na medicina ? empregada tal pr?tica?.

Inicialmente, a ministra Ellen Gracie verificou que o pr?prio autor, Jos? Roberto Guedes de Oliveira, subscreveu o MS, contudo, apesar de ser bacharel em ci?ncias jur?dicas e sociais n?o tem habilita??o profissional para o exerc?cio da Advocacia, nos termos Estatuto da OAB.

?Por ser o advogado ator indispens?vel ? administra??o da justi?a, o artigo 36 do C?digo de Processo Civil imp?e ? parte o dever de se fazer representar em ju?zo por meio de advogado legalmente habilitado?, ressaltou a ministra.

Segundo ela, o artigo 4?, do Estatuto da Advocacia, ?enuncia serem nulos os atos privativos de advogados praticados por pessoa n?o inscrita na OAB, sem preju?zo das san?es civis, penais e administrativas?.

A ministra registrou, ainda, que o entendimento da Corte [A??o Rescis?ria 1354] sobre o assunto ? pac?fico no sentido de que a exig?ncia da plena habilita??o legal para a postula??o em ju?zo n?o afronta o direito constitucional de peti??o, sendo a capacidade postulat?ria, t?o-somente, pressuposto processual de natureza subjetiva.

Portanto, a inicial ?encontra-se desprovida da assinatura de profissional da Advocacia legalmente habilitado, faltando ao peticion?rio, como visto, capacidade postulat?ria para ingressar em ju?zo por seu pr?prio nome?.

Assim, a presidente do STF determinou o arquivamento do mandado de seguran?a, por estar ausente a necess?ria capacidade postulat?ria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES