SUS adota novo teste de HPV; tecnologia pode antecipar diagnóstico

Esta técnica utiliza critérios internacionais de análise e amplificação do DNA por meio da PCR, possibilitando o rastreamento do câncer de colo de útero.

SUS adota novo teste de HPV; tecnologia pode antecipar diagnóstico | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sistema Único de Saúde (SUS) implementou um novo método de teste para detecção do HPV, baseado em testes moleculares que substituem o tradicional exame de Papanicolau.

COMO FUNCIONA: Esta técnica utiliza critérios internacionais de análise e amplificação do DNA por meio da PCR, possibilitando o rastreamento do câncer de colo de útero. O desenvolvimento deste novo exame teve origem em um projeto piloto brasileiro realizado em Pernambuco, cujos resultados foram aprovados pelo Ministério da Saúde após testes realizados no ano anterior. 

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL? O SUS tem agora 180 dias para disponibilizar este modelo nas redes públicas de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a detecção do HPV é considerada o padrão-ouro para identificar casos de câncer de colo de útero, com o objetivo de erradicar a doença até 2030. 

QUAL A VANTAGEM? Segundo a oncologista especialista em câncer de colo de útero, Andreza Souto, a principal vantagem deste novo teste é o diagnóstico precoce de células cancerígenas, reduzindo o intervalo entre os exames preventivos para cinco anos devido à sua tecnologia avançada. 

4º TIPO MAIS COMUM DE CÂNCER: O Ministério da Saúde enfatiza que o HPV é o principal agente causador do câncer de colo de útero, o quarto tipo mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 17 mil novos casos diagnosticados anualmente. O Brasil administra a vacina contra o HPV gratuitamente pelo SUS em duas doses, disponíveis para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES